Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2020 - 08:46

Idosos e a circulação sanguínea em tempos de quarentena


Os idosos são a grande preocupação de contaminação da Covid 19. Isolados em suas residências neste período de quarentena, eles estão afastados de suas atividades diárias de fisioterapia, de caminhadas na praia ou praças e isso faz com que muitos fiquem muito tempo, sentados ou deitados. Essa imobilidade temporária pode afetar a circulação sanguínea. É preciso algumas medidas para evitar inchaços, sensação de peso nas pernas e as e até as temidas tromboses.

As dicas são simples para os mais velhos. Além de evitar ficar sentado ou deitado por muitas horas, diminuir o consumo de sal e de alimentos ultraprocessados, aumentar a hidratação e sempre que possível fazer exercícios em casa. Um bem simples é a movimentação dos pés pra cima e para baixo trabalhando a panturrilha, que auxilia no bombeamento do sangue para o coração. Vale também deitar e deixar as pernas elevadas por pelo menos 30 minutos diariamente.

Os idosos que já possuem problemas circulatórios devem redobrar a atenção a essas medidas. A variz é uma veia dilatada na qual o sangue circula mais lentamente, o que favorece a coagulação. E é quando um coágulo impede o fluxo sanguíneo que ocorre a trombose. Mas nem todo paciente que tem varizes vai ter trombose, mas o risco é maior. Quem desenvolve a doença tem uma alteração em um dos componentes da tríade de Virchow. Essa tríade é formada questões relacionadas ao estado de hipercoagulação, lesão da parede arterial, lesões mecânicas em cima da veia levando a uma lesão endotelial e a estase sanguínea, que é a diminuição da velocidade no interior da veia, levando a uma maior propensão da formação de coagulo.

Qualquer um desses três fatores podem propiciar o aparecimento da trombose.

Ficar muito tempo sentado ou deitado, sem mexer as pernas prejudica o retorno do sangue venoso das pernas e pés para o coração. Assim, se o sangue demora a fazer esse retorno pode se formar, dentro das veias, um coágulo sanguíneo, provocando a trombose.

Vale lembrar que para evitar as doenças circulatórias devemos ter hábitos saudáveis, observar alguns fatores de riscos como o tabagismo, sedentarismo, diabetes, hipertensão e histórico familiar, praticar exercícios regularmente.

. Por: Ricardo Brizzi, Angiologista e Cirurgião Vascular. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. É um dos Responsáveis pelo setor de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Badim, do Hospital Israelita e Hospital Norte D’Or.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira