Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2020 - 08:06

Dia Mundial da Atividade Física

Movimentar o corpo previne doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Mas ortopedista alerta que treinar por conta própria exige cuidados.

Criado pela própria organização, o Dia Mundial da Atividade Física deste ano [06/04] tem como tema a frase “Todo Passo Conta”. O objetivo é combater o sedentarismo e conscientizar sobre a importância dos exercícios para a saúde.

Diversos estudos apontam que movimentar-se diminui o risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardiovasculares, o câncer e o diabetes. E engana-se quem pensa que precisa ser algo intenso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30 minutos de atividade física, 5 dias por semana seriam suficientes para diminuir os riscos desses e outros problemas de saúde. E não precisa ser nada intenso!

Como este ano o Dia Mundial da Atividade Física está bem atípico por conta do coronavírus, com as academias fechadas, as pessoas estão recorrendo a treinos “caseiros”, seja exercitando-se em casa, por conta própria, seja correndo ao ar livre ou mesmo usando aplicativos de exercícios. Mas Cuidado! Treinar sem a supervisão de um profissional, para quem não está acostumado pode acabar em lesões. “É importante se exercitar para manter a saúde física e mental, especialmente neste momento de confinamento. Mas alguns cuidados precisam ser tomados. Afinal, ninguém quer ter que recorrer a uma emergência agora por conta de uma lesão muscular ou algo parecido”, alerta o ortopedista André Perin Shecaira, especialista em cirurgia do pé e tornozelo, em reconstrução e alongamento ósseo, que dá dicas importantes para quem vai aderir ao treino caseiro.

. Procure fazer o exercício em frente a um espelho e com auxílio de imagens – foto, vídeo ou aplicativo. Isso ajuda a manter a posição correta.

. Perceba os sinais que seu corpo dá — doeu, não force mais. Procure identificar onde está a dor e alongue-se. Se a dor persistir, converse com seu médico.

. O uso de sapatos adequados também é importante. Não é por estar em casa que você pode treinar descalço. Um bom tênis amortece o impacto e aumenta o equilíbrio em determinados movimentos.

. Não se esqueça de aquecer antes de se exercitar. Algumas pessoas esquecem essa parte quando treinam por conta própria.

. E não deixe de alongar depois do exercício. Mas sem exageros. Alongamentos além do que você está habituado também pode resultar em lesão. Pare quando sentir a resistência do corpo.

. Comece devagar e evite exercícios mais complexos ou que você não está habituado. Se for recorrer a algum aplicativo, escolha um para iniciante e vá evoluindo aos poucos. Também é fundamental descansar os músculos, portanto, nada de treinar o mesmo grupo muscular todos os dias.

. Hidrate-se e alimente-se bem! — Treinar sem estar bem nutrido pode fazer com que o corpo sofra as consequências. É recomendável ingerir proteínas leves antes e depois do treino.

André ressalta que alguns exercícios são mais arriscados de fazer sem supervisão. “O agachamento, por exemplo, é um movimento queridinho par pernas e glúteos e, teoricamente, fácil de ser executado em qualquer lugar, sem necessidade de aparelhos. Mas a execução errada deste movimento pode provocar sérias lesões nos joelhos e até mesmo na coluna”, explica o médico.

Entre os erros mais comuns do agachamento está forçar o joelho para dentro. Portanto, se você não está acostumado com o exercício, o ideal é optar por outro. Curvar ou tencionar demais a coluna pode causar dores na lombar, portanto, é preciso contrair os músculos do abdômen durante a execução.

Aliás, exercícios abdominais também devem ser feitos com cautela, pois pode causar lesões na coluna e pescoço. “A dica de ouro, para todos é: conheça seu corpo, respeite seus limites e busque orientação para a execução correta dos movimentos. Algumas academias e personal trainners estão oferecendo aulas online. Para quem não tem o hábito de se exercitar sozinho, é melhor não arriscar”, ressalta André.

Exercícios mais intensos exigem alguns cuidados. Já os exercícios físicos de intensidade moderada a vigorosa podem trazer, ainda, mais benefícios para saúde como melhora da atividade respiratória, alívio de estresse e ansiedade, reforço da musculatura, ajuda no fortalecimento dos ossos, melhora da coordenação motora, equilíbrio, postura e flexibilidade.

“Porém todo e qualquer exercício, se executado de forma incorreta pode causar lesões. Além disso, quem está sedentário e deseja iniciar uma atividade física deve fazer um check-up antes para saber se existe alguma condição que limite a prática de algum exercício”, explica o ortopedista André Perin Shecaira. “Além disso, quem não está habituado a se exercitar, não deve fazê-lo por conta própria e sim com o acompanhamento de um profissional de educação física ou fisioterapeuta”, reforça médico especializado no tratamento de lesões esportivas e cirurgias de correção de joanetes.

O importante é começar. Afinal, como diz a campanha do Dia Mundial da Atividade Física deste ano: “Todo passo conta”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira