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09/05/2008 - 12:34

Frota de veículos híbridos da FedEx supera a marca dos três milhões de quilômetros


A empresa líder da indústria acrescenta à sua frota nos Estados Unidos e na Europa 75 vans que usam tecnologia limpa.

São Paulo– A FedEx Corp. (NYS: FDX) anunciou um marco importante para sua atual frota de caminhões híbrido-elétricos: mais de três milhões de quilômetros de serviço. Até hoje, tais veículos já economizaram aproximadamente 83.000 galões (315.000 litros) de combustível e eliminaram a emissão de 950 toneladas de gases-estufa. Os caminhões híbridos aumentaram a economia em 42%, reduziram as emissões desses gases em aproximadamente 30% e diminuíram a poluição por partículas em 96%.

Mais 75 híbridos foram colocados em circulação nos Estados Unidos e na Europa, o que reforça o compromisso da empresa com tecnologias limpas. Agora são mais de 170 veículos desse tipo em todo mundo, incluindo a maior frota de caminhões comerciais híbridos da América do Norte, o que equivale a quase um terço do total que opera atualmente no mercado norte-americano dessa categoria.

A FedEx foi a primeira empresa em seu ramo a introduzir vans híbridas e trabalha em conjunto com um grupo diversificado de fabricantes, incluindo a Eaton Corporation, a Isuzu e a Iveco. Ainda serão comprados mais vinte veículos que utilizam o sistema da Azure Dynamic e chassis e motores a gasolina da Ford, o que representa um dos primeiros caminhões de entrega híbrido-elétricos a gasolina para uso comercial.

“Três milhões de quilômetros é um marco significativo para veículos híbridos”, declarou Mitch Jackson, Diretor de Assuntos e Sustentabilidade Ambientais da FedEx. “Trabalhamos com o intuito de avançar a tecnologia limpa para caminhões. Precisamos agora da liderança coletiva das empresas, organizações não governamentais e governos para torná-la o novo padrão. Chegou a hora dos fabricantes criarem suas próprias versões do Prius: tecnologia limpa, barata e disponível para frotas de caminhões.”

John Formisano, Vice Presidente de Veículos Globais da FedEx Express, afirmou: “A empresa está muito satisfeita com o desempenho operacional e ambiental de seus híbridos. Continuamos a buscar oportunidades de introduzir mais veículos de alta eficiência de combustível em nossa frota”.

Os acontecimentos de hoje são a etapa mais recente nos esforços contínuos da FedEx e do Environmental Defense Fund – EDF (Fundo de Defesa Ambiental) para apoiar o mercado de veículos movidos a energia limpa, que agora inclui mais de 30 frotas na América do Norte.

“A liderança da FedEx ajudou a tornar a tecnologia de caminhões híbridos uma realidade”, afirmou Gwen Ruta, Diretor de Parcerias Corporativas do EDF. “Atualmente há um imenso impulso nesse mercado, com mais veículos nas estradas e mais empresas comprando-os todos os dias. A colaboração da FedEx e do EDF iniciaram essa transformação. Nós demonstramos que os caminhões funcionam no mundo real e que eles podem reduzir tanto as emissões de gás quanto os custos com combustível.”

Em 2000, a FedEx e o EDF começaram a trabalhar em conjunto para desenvolver a próxima geração de veículos de entrega. Três anos mais tarde, as duas organizações, juntamente com a Eaton Corporation e a Freightliner Custom Chassis Corporation, colocaram o primeiro caminhão híbrido de entrega em serviço. O projeto foi reconhecido pela Environmental Protection Agency (Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos), pela Harvard University e pela WestSTART-CALSTART por seu papel no incentivo aos avanços da tecnologia de caminhões híbridos.

Ao longo desse tempo, a FedEx e o EDF trabalharam em parceria para encorajar mais empresas a adquirirem e desenvolverem caminhões com tecnologia limpa. A FedEx e o EDF também têm sido defensores de incentivos governamentais, em nível federal, estadual e municipal, para compensar os altos custos de capital de veículos mais limpos, enquanto o mercado está em fase de desenvolvimento.

A FedEx é a única empresa de transporte a exigir publicamente que fossem estabelecidos padrões de eficiência de combustível para caminhões comerciais de médio e grande porte que reduzissem as emissões de gases-estufa e o consumo de combustível. A empresa também defende a necessidade da fabricação de motores pequenos e com alta eficiência de combustível para aplicações em veículos híbridos, após a criação do padrão federal para motores da EPA em 2007.

Novos Mercados, Novas Tecnologias

Os 75 novos híbridos ampliarão a frota da FedEx para diferentes mercados e vão incentivar o desenvolvimento tecnológico.

. Vinte veículos com tecnologia Azure Dynamics e um chassis Ford E-450 com motor a gasolina serão colocados em serviço em Los Angeles (15) e em Sacramento (cinco).

. Dez vans modelo “Daily” equipadas com motores a diesel e sistemas da Iveco começarão a entregar pacotes nas rotas da Europa.

. Quarenta e cinco vans com sistemas da Eaton Corporation serão colocadas em serviço na cidade de Nova Iorque.

. A frota da FedEx incluirá 172 veículos híbridos em rotas de entrega no mundo inteiro.

América do Norte (Todos híbridos-elétricos a diesel, exceto Los Angeles e Sacramento): | . Ann Arbor, Michigan: 1 | Chicago, Illinois: 2 | . Denver, Colorado: 4 | . Los Angeles, Califórnia: 15 veículos híbridos a gasolina | . Memphis, Tennessee: 2 | . Nova Iorque, Nova Iorque: 93 | . Portland, Oregon: 15 | . San Francisco, Califórnia: 5 | . Sacramento, Califórnia: 9 veículos híbridos, incluindo 5 veículos híbridos a gasolina | . Tampa, Flórida: 4 | . Washington, D.C.: 3 | . Toronto, Ontário: 5 .

Internacional: Tóquio, Japão: 4 veículos Isuzu em serviço desde 2006 | . Europa: 10 vans Iveco Daily

A FedEx anunciou também planos de testar tecnologia híbrida hidráulica com a Parker Hannifin Corporation em um veículo mais pesado (classe 6).

Eficiência das Frotas nas Estradas e nos Céus - A FedEx busca continuamente opções para aumentar a eficiência de suas frotas (veículos e aeronaves) e, com isso, reduz o impacto ambiental e economiza energia.

Nos últimos cinco anos, a empresa tem trabalhado para otimizar as rotas de entregas, a fim de garantir o uso de veículos com tamanho mais eficiente para cada uma. Como resultado desses esforços, mais de um quarto (1/4) da frota foi convertida para caminhões menores com maior eficiência de combustível, economizando mais de 50 milhões de galões de combustível.

A FedEx também começa a atualizar sua frota de aeronaves, substituindo as estreitas por modelos Boeing 757, que diminuem o impacto ambiental — o que reduz o consumo de combustível em até 36% e proporciona um aumento de 20% em capacidade. A empresa vai adquirir ainda aeronaves Boeing 777, que oferecem maior capacidade de carga e utilizam 18% menos combustível que as da sua atual frota internacional. Essas substituições reduzirão significativamente as emissões de carbono na atmosfera.

Perfil da FedEx - A FedEx Corp. (NYSE:FDX) oferece uma gama completa de serviços de transporte, comércio eletrônico e serviços de negócios a clientes e empresas de todo o mundo. Com receita anual de US$ 37 bilhões, a companhia oferece aplicativos integrados de negócios por meio das empresas que competem juntas no mercado e são administradas de forma colaborada, sob a respeitada marca da FedEx. Figurando constantemente entre as companhias empregadoras de maior admiração e respeito do mundo, a FedEx inspira seus mais de 290 mil funcionários e terceirizados a manterem uma postura “absolutamente positiva”, concentrados na segurança, nos mais altos padrões éticos e profissionais e nas necessidades de seus clientes e comunidades. | Site: news.fedex.com.

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