Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2008 - 12:34

Comil lança novo Svelto e investe no mercado de urbanos


A Comil reuniu dezenas de empresários e imprensa no Porcão Rio`s, no Flamengo, Rio de Janeiro, para apresentar a sua mais nova criação, o Svelto, com design super moderno, conforto, segurança com garantia de durabilidade e economia ao comprador.

A Comil, uma das principais fabricantes de carrocerias para ônibus do Brasil, com sede em Erechim (RS), vem com este lançamento reforçar sua atuação no mercado de urbanos, segmento que representou em 2007 cerca de 55% das vendas totais de carrocerias no País, o equivalente a 15,6 mil unidades. "A venda de urbanos respondeu por mais de 40% dos 2,6 mil ônibus produzidos pela empresa no ano passado. O investimento em renovação de frota, com maior disponibilidade de crédito, gerou boas possibilidades de expansão e sinaliza uma tendência positiva para os próximos anos", destaca o diretor comercial da Comil, Vilson Medeiros.

Após 12 meses de pesquisa e desenvolvimento, o novo Svelto chega com linhas mais retas, inspiradas na tendência européia, e maior espaço interno para passageiros e o motorista, com mudanças no design do interior da carroceria. Um dos pontos de destaque é a melhoria da luminosidade interna com o desenvolvimento de novos defletores. "A empresa, focada no cliente, valorizou o espaço e conforto dos usuários do transporte coletivo e ao mesmo tempo melhorou as condições de eficiência e manutenção por parte das empresas que adquirem o novo Svelto", explica o diretor comercial, Vilson Medeiros.

O primeiro Svelto foi lançado em 1989 e desde então tem apresentado desempenho crescente de vendas e boa aceitação do mercado. Em 2007, foram comercializadas 1.086 unidades, crescimento de 24% em relação ao ano anterior. "A marca Svelto está consolidada no mercado como referência de qualidade e durabilidade em ônibus urbano", diz Medeiros.

Durante o mês de maio, a equipe comercial apresentará o carro nas principais praças do País, atingindo um público de aproximadamente 1.000 clientes. "Nossa meta é aumentar as vendas nas demais localidades. Há um esforço das prefeituras de incentivar a renovação das frotas pela questão da segurança, meio ambiente e respeito às leis de acessibilidade", destaca Corradi. Dados de mercado mostram que 32% da frota total brasileira de ônibus têm de 1 a 5 anos, 24% de 6 a 10 anos, e 44% acima de 10 anos.

Perfil do Svelto -A linha Svelto foi desenvolvida para o transporte urbano de passageiros, aliando design, conforto, segurança e acessibilidade. O projeto envolveu os mais modernos conceitos da engenharia, bem como exaustivos testes de campo.

Externamente, as principais mudanças de design são as linhas mais retas, inspiradas na tendência europeia, o que traz maior funcionalidade ao carro e facilidade de limpeza.

Internamente, a otimização do volume do capo proporcionou melhor acesso do motorista e dos passageiros ao veículo. O motorista também ganhou maior conforto com mudanças no design do painel, na posição das teclas de acionamento e do freio estacionário. Também foi beneficiado com o maior espaço na região do pedal do acelerador. O posto do cobrador tem melhor ergonomia e maior espaçamento, o que garante conforto e facilidade de posicionamento.

As poltronas ganharam novas padronagens com cores vivas inspiradas em combinações da natureza e formas contemporâneas. Também apresentam novo design, com ótima ergonomia. Os balaústres foram redesenhados para obter formas mais retas, ampliando o espaço no salão e trazendo maior conforto aos passageiros em pé, além de favorecer o fluxo no corredor. A luminosidade interna foi reforçada com o desenvolvimento de novos defletores.

E os lançamentos continuam, já no final de maio será lançado o HD Vision dotado de um amplo bagageiro, pensado para o turismo.

"Com 22 anos de mercado, mais de dois mil funcionários, produção de 13 unidades por dia, a Comil também exporta para 30 países, com foco especial para América Latina, onde se encontra os seus maiores clientes. Mas estes ônibus tem atravessado fronteiras e já foram vendidos para Oriente Médio, África, México, entre outros países", explica o gerente de marketing, Henésio Stumpf.

Sobre o mercado de ônibus, Stumpf acredita que: "uma frota trocada em um curto espaço de tempo, significa mais adequação `as novas tecnologias, segurança, acessibilidade e conforto aos usuários". E reconhece que a cada dia surgem motores menos poluentes, o que vem regredindo a agressão ao meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da população.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira