Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2008 - 12:42

Liquigás Distribuidora implanta ‘efluente zero’ em todos os centros operativos da companhia

Projeto tem como objetivo eliminar descartes de efluentes gerados pelas atividades da empresa e preservar o recurso natural

A Liquigás Distribuidora – distribuidora de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) da Petrobras Distribuidora – subsidiária da Petrobras –, implanta nas unidades de engarrafamento, denominadas de centros operativos, o projeto Efluente Zero, cujo objetivo é eliminar do meio ambiente os descartes dos efluentes gerados pelas atividades da empresa. Inicialmente testado a nível piloto em duas unidades, nos centros operativos de Cascavel (PR) e Natal (RN), o projeto está sendo estendido, até o final de 2008, aos demais centros operativos da empresa.

O Efluente Zero é um projeto inovador de reutilização de água na área de distribuição de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), no qual a água, ao invés de ser devolvida ao meio ambiente tratada, passa a ser reutilizada constantemente nos processos produtivos, o que elimina o seu descarte.

“Este sistema é especialmente eficiente, por reduzir os custos de tratamento, ao mesmo tempo em que aumenta a proteção ambiental”, diz Angelo Francisco Santos, Gerente Geral de Saúde, Meio Ambiente e Segurança, ao ressaltar que a Liquigás, como empresa socialmente responsável, se preocupa com aspectos do seu negócio que respeitem o meio ambiente. Ele explica que este projeto é importante para a preservação dos recursos hídricos, pois ao mesmo tempo em que a água é reutilizada, o processo permite que a empresa capte uma quantidade menor dos reservatórios naturais para utilização nos seus processos produtivos.

A iniciativa gera ainda redução de custos operacionais, comparativamente ao custo do processo que seria aplicado caso a água fosse tratada para ser devolvida ao meio-ambiente. Este tratamento teria um custo bem mais elevado devido à necessidade de utilização de produtos químicos, dos custos da manutenção das licenças de utilização destes produtos e das análises laboratoriais para monitoramento dos efluentes antes do descarte para atender a Resolução 357/05 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente –, que estabelece a prevenção da poluição dos rios, lagos e água subterrânea e que indica requisitos legais cada vez mais restritivos para o descarte de efluentes.

Para o desenvolvimento do projeto a empresa contemplou a avaliação de dois processos internos de utilização da água. Um deles, o de maior consumo de água, é a lubrificação das correntes transportadoras mecânicas, que utilizam água com sabão e gera como resíduo um efluente com grande quantidade de sólidos sedimentáveis. Outro processo é a pintura dos botijões, que gera um efluente com a presença de material particulado e VOC – Compostos Orgânicos Voláteis –, e demanda a utilização de água limpa.

“A Liquigás espera com este projeto contribuir com soluções eficientes no sentido de preservação do meio ambiente, principalmente na questão dos recursos hídricos, cujo cenário mundial aponta para uma escassez deste recurso natural nos próximos anos, e pretende fazer isso com bons resultados também sob o aspecto econômico”, finaliza Angelo Santos.

O projeto Efluente Zero será apresentado durante o XXIII Congreso Iberoamericano de Gas LP, organizado pela AIGLP (Associação Ibero-Americana de Gás Liquefeito de Petróleo), que irá discutir o papel do GLP nas comunidades que compõem a sociedade Ibero-Americana como um produto 100% confiável em suas aplicabilidades, qualidades técnicas e ambientais, além de sua eficiência energética. O congresso será realizado entre os dias 07 e 09 de maio de 2008, em Montevidéu, no Uruguai.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira