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07/04/2020 - 08:42

Marinha do Brasil autoriza aumento do calado em trecho do Rio Amazonas


O calado passará de 11,70 metros para 11,90 metros no canal da Barra Norte.

Manaus (AM) — A Marinha do Brasil autorizou, no dia 06 de abril (segunda-feira), o início dos testes para o aumento do calado de 11,70 metros para 11,90 metros no canal da Barra Norte, no Rio Amazonas. A Portaria 122/2020 foi assinada no dia 30 de março pelo vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, comandante do Comando do 4° Distrito Naval.

O presidente da Associação de Terminais Portuários Privados(ATP), Murillo Barbosa, considera a decisão positiva. De acordo com ele, o aumento do calado incrementa significativamente a movimentação de cargas e potencializa a produtividade da operação, além de contribuir para atração de investimentos, como a instalação de novos terminais e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda na Região Norte.

— A ampliação de 20 cm do calado pode representar um aumento da capacidade de transporte de carga da ordem de 1,800 toneladas para cada navio. Além de permitir o transporte de maior quantidade de carga, a mudança promove uma melhoria de eficiência e a diminuição dos custos logísticos no norte do País. — explica Barbosa.

Importante rota — A região é rota de escoamento da safra de grãos e de minério, principalmente do Centro-Oeste, e registra aumento anual do volume transportado, impulsionado pelos recordes na produção de soja e milho.

Segundo Barbosa, o entendimento da Marinha do Brasil sobre o tema é importante para o avanço na resolução de um dos gargalos da operação na região. — A medida vai gerar aumento da competitividade dos terminais que fazem uso do Barra Norte, no Rio Amazonas. A ampliação do calado aumenta significativamente a produtividade da operação — completa.

Testes — A Portaria 122/2020, com efeito imediato, determina que os dez testes sejam feitos por práticos com, pelo menos, três anos de experiência e deverão contar com a presença de um representante da Autoridade Marítima.

Nos testes, para efetuar a passagem pelo Arco Lamoso, os navios devem estar carregados com 11,70 metros de calado de carga e 20 centímetros de lastro. Trata-se de uma precaução de segurança adotada pela Marinha para que, em caso de problemas, como encalhe, possam ser esgotados os centímetros e, assim, seja possível retornar aos 11,70 metros.

Segurança — Após cada teste de navegação, o prático responsável deverá emitir relatório conclusivo, em até dez dias, que deve informar se a navegação ocorreu de forma segura ou se ofereceu risco à segurança.

Além disso o documento deve apresentar dados técnicos das manobras, como o calado utilizado pelo navio, a plotagem da posição do navio a cada dez minutos com a respectiva profundidade local e a velocidade do navio.

Após a conclusão dos testes, a análise dos relatórios pelo comando da Marinha sobre a viabilidade do aumento de calado na região será definida em até 30 dias. | Atual.

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