Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2020 - 10:22

Parkinson: ainda sem cura, mas com avanços nos tratamentos

Estima-se que cerca de 200 mil pessoas no Brasil sofram com a enfermidade. Embora degenerativa, os tratamentos medicamentosos e terapêuticos permitem a redução da progressão dos sintomas.

Anualmente em 11 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A data foi instituída em homenagem ao cirurgião e farmacêutico James Parkinson, que fez o primeiro relato da enfermidade, há mais de 200 anos.

Marcada pela degeneração progressiva dos neurônios produtores do neurotransmissor dopamina, intimamente relacionados ao domínio sobre os movimentos do corpo, a doença, ainda sem causa conhecida, afeta os movimentos e a coordenação. Conforme o quadro clínico do paciente avança, ele fica impossibilitado de realizar atividades cotidianas, porém essenciais, como comer, tomar banho ou vestir-se sozinho.

Características — Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete 1% da população mundial com idade superior a 65 anos. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas sofram com o problema. Presente em pacientes com faixa etária a partir dos 55 anos, sua prevalência aumenta entre os 70 e 75 anos.

O neurologista Fernando Rezende explica como diagnosticar a doença. “O processo de destruição das células nervosas ocorre em várias partes do cérebro com sintomas como rigidez muscular e tremores involuntários. A doença pode ser detectada com o exame clínico do neurologista. O Pet-Scan cerebral pode ajudar na identificação”.

O médico salienta que a prevenção da doença está associada à prática de atividades físicas e alimentação equilibrada. De acordo com um estudo publicado no Movement Disorders, da Sociedade Internacional de Transtornos e Parkinson e Movimento, a dieta mediterrânea pode reduzir chances da doença.

Tratamentos — Embora a ciência, até o momento, não tenha encontrado a cura, avança na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi cumpre seu compromisso em cuidar da saúde das pessoas ofertando uma das possibilidades de tratamento, através de medicamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira