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Metrôs do Recife, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza estão no PAC

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado dia 22 de janeiro, pelo Governo Federal, contempla dentre os projetos prioritários de investimentos em infra-estruturas quatro sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos: os metrôs de Recife, Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte. A inclusão desses projetos no PPI 2007-2010 além da segurança do não contingenciamento dos recursos programados, possibilitará, principalmente, o aporte significativo e suficiente de recursos para a conclusão dos projetos dos metrôs, inclusive em prazos reduzidos.

O total do investimento, durante os próximos quatro anos, nestes quatro sistemas é de R$1,5 bilhões, possibilitando benefícios que envolvem economias do tempo de viagem, do consumo de derivados de petróleo e dos índices de poluição do ar, além da melhoria significativa dos níveis de acessibilidade, conforto e segurança nos deslocamentos da população dos 11 municípios atendidos por estes quatro sistemas de transporte sobre trilhos, totalizando uma população de cerca de 10,2 milhões de habitantes.

. Metrô: 2007 | 2008 | 2009 | 2010

Belo Horizonte: 41.970,0 | 62.184,0 | 82.184,0 | Total: 186.338,0

Salvador: 51.711,6 | 121.535,0 | 101.453,0 | 223.089,0 | Total: 497.788,6

Fortaleza: 76.852,4 | 124.163,5 | 121.829,0 | 200.661,0 | Total: 523.505,9

Recife: 100.000,0 | 90.000,0 | 105.630,0| - | Total: 295.630,0

Total geral: 1.503.262,5

Em 2007 o total de recursos nos quatro sistemas será de mais de R$ 610 milhões, pois aos recursos do PAC serão acrescentados R$ 342,9 milhões de restos a pagar, referentes aos anos de 2005 e 2006.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, vinculada ao Ministério das Cidades, é responsável pela implantação, operação e manutenção dos Metrôs do Recife - Metrorec e de Belo Horizonte - Metrô BH, além de participar como representante do Governo Federal na implantação dos Metrôs de Salvador e de Fortaleza e na modernização dos sistemas de trens urbanos nestas capitais, em parceria na Bahia com o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador, e no Ceará com o Governo do Estado, através de convênios para a transferência de recursos necessários às obras e serviços, além de acompanhar e fiscalizar a execução e aplicação dos recursos transferidos.

Estes investimentos contemplam um volume significativo de serviços de melhorias, recuperação e construção de vias, passarelas, viadutos rodoviários e ferroviários, além de estações e terminais de integração Metrô-Ônibus. O incentivo às integrações com os ônibus e novos sistemas de bilhetagem projetam o transporte de cerca de 1 milhão de passageiros, diariamente, nesses quatro sistemas. Também para industria metroferroviária serão significativos os investimentos, que prevêem a aquisição de 22 novos Trens Unidade Elétricos - TUEs, a climatização de 21 TUEs e a recuperação de seis TUEs, havendo ainda a proposta de aquisição de seis Veículos Leves Sobre Trilhos - VLTs a serem desenvolvidos pela indústria brasileira.

Recife: Metrô irá transportar 365 mil passageiros por dia -O Metrorec, sistema de trens urbanos da CBTU na região metropolitana de Recife, terá benefícios significativos com investimentos em melhorias, ampliação e recuperação na Linha Sul - Estação Recife até o Cabo de Santo Agostinho e na linha Centro - Estação Recife até Jaboatão e Camaragibe, além da implantação de um novo sistema de bilhetagem automática e a conclusão da revisão geral e climatização de todos os TUEs do Metrorec, já foram climatizados quatro faltando os demais 21 TUEs, permitindo um maior conforto e segurança operacional aos usuários. Estão previstas a construção de 12 novas estações e sete novos terminais de integração metrô-ônibus, além da recuperação e melhoria de todas as estações do Metrô. Serão construídas também seis passarelas, dois viadutos rodoviários e duplicadas duas pontes ferroviárias.

Os investimentos aprovados no PAC - Metrô Recife são de R$ 295,6 milhões distribuídos ao longo dos anos de 2007 a 2009. Em 2007 serão investidos R$ 152,8 milhões, levando-se em consideração o acréscimo de R$ 52,8 milhões de restos a pagar referentes aos anos de 2005 e 2006. Até 2006 já foram investidos R$ 575,8 milhões na construção do Metrô do Recife.

O sistema que, atualmente, transporta em média 180 mil passageiros por dia, passará a transportar 365 mil passageiros/dia. Outros benefícios serão gerados, como a criação de cerca de 600 novos empregos para operar o sistema e R$ 87,9 milhões de tributos advindos dos investimentos realizados.

A implantação de um novo sistema de bilhetagem automática integrada entre os sistemas do Metrô e dos ônibus na região metropolitana do Recife, irá agregar, entre outros benefícios, uma maior mobilidade entre os usuários e um melhor controle das demandas e da arrecadação por parte das operadoras.

Belo Horizonte: Projeto Básico e Executivo do Metrô Subterrâneo - O Metrô BH, sistema de trens urbanos da CBTU em Belo Horizonte, terá parte dos recursos destinado à Linha 1 - Eldorado - Vilarinho - para a complementação da implantação do terminal Vilarinho, aquisição de equipamentos e instrumentos de conservação da via, medição da geometria da via, além de aquisição de sobressalentes complementares dos sistemas de sinalização e de telecomunicação. Os recursos para a Linha 2 visam promover a garantia da faixa de domínio ferroviária, com a conclusão de desapropriações, das obras de terraplanagem e drenagens, dos muros de vedação, das contenções das encostas e dos viadutos de cruzamento com as vias urbanas. Compreende ainda a continuidade do Projeto de Engenharia, do metrô subterrâneo - Linha 2 - traçado completo e Linha 3 - Pampulha - Savassi.

Os investimentos aprovados no PAC - Metrô de Belo Horizonte são de R$186,3 milhões distribuídos ao longo dos anos de 2007 a 2009. Em 2007 serão investidos R$ 64,3 milhões, pois aos recursos do PAC serão acrescentados R$ 22,4 milhões de restos a pagar referentes aos anos de 2005 e 2006. Até 2006 já foram investidos R$ 640 milhões na construção do Metrô BH.

Salvador: Investimentos serão de meio bilhão de reais - O sistema de transporte sobre trilhos em Salvador terá benefícios significativos com investimentos em melhorias e recuperação nos trens urbanos do trecho Calçada - Paripe, essa recuperação envolve os 13,5 km de via e nove estações, além da construção de quatro passarelas e dois terminais de integração Metrô-Ônibus e a substituição da estrutura metálica da Ponte São João e recuperação de seis TUEs. No novo sistema de Metrô no trecho Lapa - Pirajá, estão previstas a construção de oito estações e quatro terminais de integração Metrô-Ônibus, além dos Centros de Manutenção e de Controle Operacional do metropolitano. Os recursos contemplam também a aquisição de 12 TUEs.

Os investimentos aprovados no PAC - Trem e Metrô Salvador são de R$ 497,8 milhões distribuídos ao longo dos anos de 2007 a 2010. O trecho Calçada - Paripe terá R$ 26,7 milhões, já para o Metrô, trecho Lapa - Pirajá os investimentos serão da ordem de R$ 471,1 milhões. Em 2007 serão investidos R$193,1 milhões, pois aos recursos do PAC serão acrescentados R$ 141,4 milhões de restos a pagar referentes aos anos de 2005 e 2006. Até 2006 já foram investidos R$ 488,6 milhões na construção do Metrô de Salvador.

O sistema Calçada - Paripe, que atualmente transporta por dia 14 mil passageiros, transportará, após esses investimentos, 40 mil passageiros por dia. Já o novo sistema de Metrô no trecho Lapa - Pirajá estará capacitado para transportar 200 mil passageiros por dia. Serão gerados cerca de 900 novos empregos para operar o sistema e R$ 173,8 milhões de tributos advindos dos investimentos realizados.

Fortaleza: Metrô poderá transportar 185 mil passageiros por dia - Em Fortaleza, O sistema que, atualmente, transporta 30 mil passageiros por dia, passará a transportar 185 mil passageiros por dia. Outros benefícios serão gerados, como a criação de cerca de 550 novos empregos para operar o sistema e R$ 159 milhões de tributos advindos dos investimentos realizados no sistema de transporte sobre trilhos que também trará benefícios significativos pelos investimentos na duplicação e eletrificação da Linha Sul, trecho Vila das Flores - João Felipe, numa extensão de 24,1 km, com alteração do traçado para passar em subterrâneo pelo centro da cidade de Fortaleza e 2,2 km em via elevada, além da construção de 17 estações, sendo quatro subterrâneas, uma elevada e 12 em superfície. Na linha Oeste, trecho João Felipe - Caucáia será implantado sistema de bilhetagem eletrônica. Os recursos contemplam também a aquisição de dez Trens Unidade Elétricos - TUEs, para Linha Sul, assim como a recuperação de seis locomotivas e 18 carros Pidner na Linha Oeste sendo que há a proposta da substituição dos serviços de recuperação dessas locomotivas e carros pela aquisição de seis Veículos Leves Sobre Trilhos - VLTs a serem desenvolvidos pela indústria brasileira.

Os investimentos aprovados no PAC - Metrô Fortaleza para o período entre 2007 a 2010 são de R$ 523,5 milhões. Para a Linha Sul - trecho Vila das Flores - João Felipe, os investimentos serão da ordem de R$ 493,5 milhões e na Linha Oeste, trecho João Felipe - Caucáia serão R$30 milhões. Até 2006 já foram investidos R$ 647,8 milhões na construção do sistema de Fortaleza.

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