Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2020 - 07:46

Márcio Arbex — Big data analytics: salvando vidas


Márcio Arbex é diretor de Pré-Vendas da Tibco na América Latina

A constante transformação digital impulsionada pela geração e análise dos dados está, a cada dia, revolucionando diversas áreas, incluindo o segmento de healthcare – cuidando e salvando vidas. De capacetes inteligentes a robôs cirurgiões, a junção big data e analytics está acelerando os diagnósticos na vertical da saúde e melhorando a precisão dos resultados. Abaixo, cito alguns exemplos recém-descobertos que não apenas estão transformando a prestação de serviços neste segmento, mas afetando nossas vidas no cotidiano.

Melhor eficiência dos serviços médicos — Salas de emergência em todo o mundo vivem situações críticas que podem significar a diferença entre uma vida e morte. Fazendo o melhor uso do big data analytics, as equipes dos serviços médicos de emergência estão coletando e analisando maiores volumes de dados, considerando também uma amplitude na quantidade de parâmetros, incluindo até mesmo análises sobre as chamadas telefônicas ao 190 (serviços de emergência) e seus tempos de repostas. Esse novo nível de inteligência está ajudando a melhorar a eficiência operacional. Por exemplo, sabendo mais sobre o local da ocorrência e o tipo de emergência, bem como as melhores equipes e equipamentos disponíveis. Neste sentido, é possível enviar com mais precisão e rapidez os recursos necessários para cada emergência, melhorando a eficiência das equipes de atendimento e dos médicos em prol do salvamento de vidas.

Redução de infecções em pacientes — Somente nos Estados Unidos, aproximadamente uma em cada 20 vinte pessoas internadas em hospitais sofre de alguma infecção, o que custa cerca de US$ 10 bilhões por ano e coloca em risco milhares de vidas. Nos hospitais e clínicas da Universidade de Iowa, as soluções de predictive analytics estão ajudando a reduzir o número de infecções cirúrgicas em até 74%. Ao analisar maiores conjuntos de dados para identificar com mais precisão os riscos dos pacientes, o hospital pode fazer as intervenções corretas, no momento certo, para evitar possíveis infeções e melhorar a qualidade sanitária dos seus ambientes.

Aumento da segurança nas cidades inteligentes — O conceito de cidades inteligentes é um bom exemplo onde o big data analytics está melhorando a segurança pública e salvando vidas. Em matéria recente, o Smart Cities Dive detalhou como os profissionais de emergência, incluindo polícia e bombeiros, estão se beneficiando deste tipo de tecnologia. Eles estão conseguindo, por exemplo, identificar a localização exata de uma emergência usando sensores e sistemas de rastreamento avançados que são comuns nas cidades inteligentes. Os cidadãos também estão desempenhando um papel mais importante na segurança pública, com aplicativos de mensagens, textos e mídias sociais incrementando o processo de denúncia além dos simples telefonemas - mediante vídeos, dados de localização e outras informações em tempo real para informar melhor aos socorristas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira