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14/04/2020 - 07:46

Veículos parados durante período de isolamento exigem cuidados


Durante o período de distanciamento social é possível verificar a redução do número de carros nas ruas. Parados em garagens ou estacionamentos, os veículos podem sofrer com a falta de uso. Alguns itens, como freios, pneus e baterias dos automóveis exigem cuidados. Acompanhe dicas da DPaschoal, maior centro automotivo do país, e da Cobreq, marca da TMD Friction, maior fabricante de pastilhas de freio do mundo.

Freios — A oxidação entre os discos e pastilhas de freio pode ocorrer com veículos que ficam parados por longo período. Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, o risco é maior em carros que ficam expostos ao tempo, em locais com umidade alta e incidência de maresia. “Os veículos de regiões mais secas não estão livres de oxidação, mas a possibilidade de acontecer é menor, se comparado aos outros fatores que podem acelerar o processo”, comenta.

Ao sair com o carro após a quarentena, o técnico orienta andar com o veículo em velocidade reduzida, com cautela e ficar atento a qualquer ruído anormal ou ineficiência do freio. Dependendo do caso, o barulho pode desaparecer rapidamente com o veículo em movimento, mas caso isso não ocorra, um profissional deve ser procurado para avaliar o sistema de freio.

Freio de estacionamento — Atualmente, os materiais de fricção mais modernos aplicados em lonas e pastilhas para freios possuem em suas composições substâncias que inibem a “colagem” entre pastilhas e disco ou sapatas e tambor. No entanto, nem todos os carros estão equipados com itens de qualidade e, como os sistemas de freios são abertos, ficando expostos às intempéries e diversas substâncias encontradas nas vias, o freio de mão acionado por muito tempo pode apresentar problemas indesejados de “colamento”. Nesta situação, um profissional deverá ser chamado.

Fluido de freio — Antes de voltar a utilizar o veículo, é preciso checar o nível do fluido e se há vazamentos. Outra orientação é consultar o prazo de validade e troca do fluido conforme a indicação do fabricante do veículo, mas, com carro parado devido ao período de isolamento, o ideal é seguir com a troca considerando o tempo e não a quilometragem. Borges da Silva também lembra que o líquido não deve ser completado se estiver abaixo do nível e sim substituído.

Baterias: “Cuidado com esse item do seu carro!”, alerta o engenheiro de produtos e serviços da DPaschoal, Danilo Ribeiro. Primeiro, evite usar equipamentos elétricos com o veículo desligado, assim você preservará a carga da bateria. Segundo, ao dar a partida, desligue tudo, assim a bateria não irá sofrer uma sobrecarga. Terceiro, verifique seus terminais, eles podem estar frouxos, sujos ou corroídos. O zinabre aparece devido eventuais vazamentos do líquido interno da bateria, neste caso, limpe com uma solução de água e bicarbonato de sódio. Quarto, caso você precise deixar seu carro por muito tempo parado, dê a partida nele a cada 15 dias e deixe-o funcionando por uns 15 minutos. É importante lembrar que se o veículo estiver em ambiente fechado, você deve ficar distante para não inalar CO2.

Palhetas —É importante manter os braços das palhetas levantados, já que isso ajuda a minimizar o ressecamento e a deformação da borracha. Também é essencial ligar, uma vez por semana, os limpadores jogando água para manter as borrachas hidratadas.

Filtro de cabine — Verifique as condições do filtro de cabine também conhecido como filtro do ar-condicionado. Consulte o manual do carro para saber sua localização. De acordo com Ribeiro, na maioria das vezes, o item fica atrás do porta-luvas ou debaixo do capô. Os cuidados com o ar-condicionado são de extrema importância tanto para a conservação do veículo quanto para a saúde dos ocupantes.

Mecânica — Evite deixar a chave no contato do veículo mesmo que ele esteja totalmente desligado. Isso mantém o sistema em stand by e consome energia da bateria. Além disso, se a garagem não for plana, evite deixar o carro engatado, pois o peso do automóvel pode prejudicar o câmbio, principalmente, se for automático.

Rotina — Não esqueça de calibrar todos os pneus, inclusive, o estepe. É fundamental abastecer o reservatório de partida a frio, já que agora se inicia um período de temperaturas mais baixas.

Quando for abastecer, solicite ao frentista que verifique todos os líquidos do carro — arrefecimento, óleo, limpador de para-brisa, direção hidráulica e óleo de câmbio. “Também é recomendado ligar o ar quente e fechar todos os vidros quando for deixar o automóvel ligado para carregar a bateria. Isso ajuda a diminuir a umidade do sistema de ventilação e contribui para evitar o acúmulo de fungos e ácaros na tubulação”, conta o especialista.

Limpeza e higiene — Assepsia nunca é demais, ainda mais neste momento. Por isso, limpe regularmente o interior do carro com aspirador de pó, passe um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro, e depois seque com uma flanela de microfibra. [www.cobreq.com.br | www.tmdfriction.com | www.dpaschoal.com.br].

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