Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2008 - 11:53

Prefeitura lança programa de inclusão social no turismo

A prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo-Riotur, lançou hoje de manhã o programa de inclusão social no turismo. O foco deste programa é a qualificação profissional e a geração de trabalho e renda de moradores de comunidades carentes. Cerca de 300 postos de trabalho vão ser criados.

"Esse programa cria a perspectiva de melhoria social, o que é de extrema importância para o Rio. Pessoas de comunidades carentes, de baixa renda, vão ser qualificadas para trabalhar com turismo. Elas vão aprender uma profissão. Para o turismo é fundamental porque vai gerar mão-de-obra especializada. Depois do treinamento, essas pessoas vão ser aproveitadas no mercado de trabalho. Esse programa, além de treinar, cria postos de trabalho. A prefeitura está atuando para que o Rio esteja cada vez melhor preparado para receber o visitante", afirmou o secretário Especial de Turismo, Rubem Medina.

Ao todo, 42 projetos foram inscritos. Destes, 21 foram selecionados. Para este programa, foram destinados R$ 1 milhão, do convênio assinado com o Ministério do Turismo. O limite de patrocínio a cada projeto é de R$ 50 mil. Os programas devem estar operando em até seis meses.

De acordo com o edital do concurso, foram consideradas as perspectivas de melhorias sociais, entre outros aspectos, como apresentação, detalhamento operacional e financeiro e currículo.

Um dos projetos selecionados é o da Associação de Mulheres Empresárias do Brasil. Elas vão produzir fantasias e miniaturas de passistas, baianas e instrumentos musicais, que serão vendidos ou alugados para fotos na Cidade do Samba e no Sambódromo. O objetivo é fazer com que a associação se torne auto-sustentável ao final do programa.

Em outro projeto, dezjovens de comunidades carentes de Santa Teresa vão ser treinados para trabalhar como guias de turismo. A prefeitura vai auxiliá-los para que abram a sua própria empresa. Depois do treinamento, eles vão operar o Centro de Informações de Visitantes de Santa Teresa e administrar a Santa Teresa Tours - agência que levará visitantes aos pontos turísticos do bairro. Os jovens vão fazer cursos de guia de turismo e de inglês.

Já o grupo Scenarium Musical, formado por jovens de comunidades carentes do Centro, vai se aperfeiçoar em música. Os jovens vão aprender a tocar instrumentos musicais e depois poderão tocar nas casas noturnas da região. Eles serão os novos músicos do Novo Rio Antigo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira