Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2008 - 11:58

SAP e Microsoft criam associação mundial para ajudar bancos a estabelecer arquitetura orientada a serviço

Fornecedores de software bancário fundam associação - Callataÿ & Wouters, Microsoft, SAP, SunGard Prestadores de serviço são os primeiros a aderir à iniciativa - AXON, Finanz IT, ifb group, Steria Bancos globais são os primeiros a integrar a comunidade: Deutsche Bank, Credit Suisse, ING, Deutsche Postbank, Standard Bank, Zürcher Kantonalbank .

Walldorf, Alemanha e Redmond, Wash (EUA) — A SAP, juntamente com a Microsoft, acaba de anunciar um marco em sua missão de ajudar os bancos a estabelecer uma arquitetura orientada a serviços (SOA). Juntas, as empresas criaram a Rede de Arquitetura da Indústria Bancária (BIAN, na sigla em inglês).

A meta da BIAN é ajudar os bancos na transição para SOA, reunindo uma comunidade de agentes da indústria e instituições financeiras que compartilharão abertamente especialização em domínio e técnica, para aplicar princípios e metodologias SOA. Baseados nestes princípios, os bancos serão capazes de responder melhor às necessidades dos clientes e reduzir o risco e o custo de reengenharia de sistemas legados, criando um ambiente operacional mais flexível.

Com base na Rede de Valor da Indústria (IVN, na sigla em inglês) para bancos, criada pela SAP, 17 membros lançaram a BIAN; AXON, Callataÿ & Wouters, Credit Suisse, Deutsche Bank, Finanz IT, ifb group, ING, Microsoft, Deutsche Postbank, SAP, Standard Bank, Steria, SunGard, SWIFT, Syskoplan, Temenos e Zürcher Kantonalbank.

Embora a infra-estrutura de TI seja vista como um componente fundamental das operações de um banco, sistemas legados incompatíveis e desatualizados estão se tornando, cada vez mais, um entrave para os mercados financeiros globais. Dessa forma, os membros da BIAN trabalharão de forma associada para evoluir passo-a-passo em direção a SOA.

A BIAN desenvolverá um plano para ajudar os bancos a usar, de forma mais flexível, software para executar os processos bancários centrais e conseguir interoperabilidade entre os sistemas, reduzindo riscos e custos, ao mesmo tempo em que melhora as operações de maneira geral. O Fórum aberto oferecerá, por sua vez, adoção ampla de serviços empresariais e permitirá que os bancos utilizem com facilidade os resultados deste esforço colaborativo.

A meta da BIAN é definir e incentivar o desenvolvimento de serviços padronizados, o que ajudará os bancos nas operações diárias, com a criação de eficiências operacionais com foco no crescimento, time-to-market e demandas dos clientes. Instituições financeiras, fornecedores de software e prestadores de serviço, junto com parceiros de tecnologia, são convidados a participar da BIAN e ter um papel colaborativo na definição e implementação das plataformas bancárias de próxima geração.

“Como membro da Rede de Valor de Indústria de Bancos, o Credit Suisse vê a criação desta associação como um marco significativo para a indústria como um todo”, disse Claus Hagen, chefe de arquitetura de integração do Credit Suisse.

“A Microsoft tem a satisfação de desempenhar um papel de liderança na definição de um mapa com abordagem mais flexível para a indústria bancária,” afirma Koen Van den Brande, gerente mundial da indústria para atividade bancária na Microsoft. “Uma visão comum do escopo de ‘serviços empresariais bancários’ é necessária para construir a próxima geração de plataformas. Esta abordagem baseada em SOA é concebida para permitir que nossos maiores clientes implementem soluções bancárias mais flexíveis, com base em uma nova geração de tecnologias para nossos parceiros.”

Rede de Arquitetura da Indústria Bancária criando e construindo serviços para bancos - Um dos desafios fundamentais para a SAP em atividade bancária é a definição dos serviços que oferecerão um panorama de TI mais flexível e modularizado. Por isso, em 2005, a SAP e seu conselho consultivo bancário criou o grupo de rede de valor de indústria (IVN) para Bancos. O IVN bancário, composto de 37 instituições financeiras e fornecedores de software, foi incumbido de definir importantes serviços SOA e criar um plano para uma transição bem-sucedida do panorama de TI atual.

A BIAN, por sua vez, tem uma política de propriedade intelectual aberta, assegurando que as especificações resultantes desta colaboração possam ser implementadas em várias plataformas de tecnologia. Os membros da BIAN trabalharão com: . Grupos Padrão: a BIAN se esforçará para incentivar a adoção de padrões já existentes e também trabalhará em colaboração com grupos de padrões em benefício da indústria como um todo.

. Bancos Globais: a BIAN trabalhará com bancos de todo o mundo na definição de serviços empresariais, que são mapeados nas arquiteturas-alvo internas para SOA e plataformas baseadas em gestão de processo de negócio.

. Fornecedores de Software e integradores de sistemas: A BIAN trabalhará com fornecedores de software e integradores que queiram desenvolver serviços para bancos, para uso em suas plataformas internas e de outros fornecedores.

“Conduzir o grupo IVN para bancos nos últimos dois anos foi uma iniciativa muito importante, que permitiu a SAP trabalhar intimamente com a indústria bancária e liderar os esforços de padronização de serviços empresariais. Isso criou um caminho onde nossos clientes podem transacionar suas operações para um ambiente de TI mais ágil e flexível,” afirmou Thomas Balgheim, vice-presidente de negócios bancários da SAP. “Com o sucesso da IVN, a SAP e parceiros cumpriram a meta de formar uma nova associação da indústria. E isto criará uma comunidade realmente aberta”.

A Microsoft e seus parceiros têm colaborado por muito tempo para avançar o negócio de serviços financeiros e bancários. Juntos, eles desenvolvem tecnologias que permitem a instituições financeiras executar seus sistemas de TI e aplicações de forma mais eficiente, permitindo que a tecnologia seja usada de forma correta para o sucesso do negócio. Com base na identificação dos pontos de dificuldade do cliente, serviços críticos e um caminho para padronizar a adoção de uma arquitetura orientada a serviços (SOA), a BIAN ajudará a acelerar o desenvolvimento de produtos sob uma linguagem de negócios consistente.

O grupo IVN para bancos criou uma taxonomia SOA, desenvolveu um panorama de serviços e identificou os blocos estratégicos e organizacionais que os bancos exigem para uma transição bem-sucedida. Esta colaboração de sucesso evoluiu para uma comunidade global composta de 130 participantes representando 37 instituições de serviços financeiros e fornecedores de software.

Perfil da Microsoft em Serviços Financeiros - O grupo de Serviços Financeiros da Microsoft ajuda empresas financeiras a aproveitar a tecnologia para ampliar o impacto que suas pessoas podem proporcionar, para conduzir ao sucesso dos negócios. Ajudamos nossos clientes em atividades bancárias, mercados de capital e títulos, e seguros a alcançar quatro resultados de negócio: desenvolver relacionamentos, motivar inovação, aumentar operações e construir conexões. Para fazer isso, enfocamos nossos produtos e tecnologias e nosso trabalho com soluções-líderes, parceiros de serviço e hardware em áreas-chave onde acreditamos que nós e nossos parceiros podemos proporcionar valor excepcional; estas áreas incluem plataformas de assessoria, renovação de canal, atividades bancárias centrais, cadeia de valor de seguros, gestão de investimento, gestão de risco e cumprimento de normas e pagamentos. | /www.microsoft.com/financialservices.

Perfil da SAP - A SAP é líder mundial em software de negócios*. Atualmente, mais de 47.800 clientes (sem contar os clientes da Business Objects, empresa recém-adquirida pela SAP) estabelecidos em mais de 120 países executam aplicações SAP® - desde soluções distintas tratando as necessidades de pequenas e médias empresas, até ofertas de conjuntos a organizações globais. Habilitado pela plataforma de tecnologia SAP NetWeaver® para impulsionar a inovação e permitir a mudança em negócios, o software SAP ajuda empresas de todos os tamanhos no mundo inteiro a melhorar o relacionamentos com clientes, aperfeiçoar a colaboração com seus parceiros e criar eficiências através de todas as cadeias de abastecimento e operações de negócio. O porfólio de soluções SAP oferece suporte aos processos de negócio exclusivos de mais de 25 setores de atividade, incluindo alta tecnologia, varejo, serviços financeiros, saúde e o setor público. Com subsidiárias em mais de 50 países, a companhia tem suas ações negociadas em diversas bolsas de valores, incluindo a Bolsa de Valores de Frankfurt e NYSE sob o símbolo "SAP”. | Site www.sap.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira