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16/04/2020 - 07:56

LibraPort Campinas anuncia solução logística à indústria importadora


Apoiada em Regimes Aduaneiros Especiais. Em momento atípico de paralisação total ou parcial das linhas de produção, empresa oferta armazenagem de mercadoria em local alfandegado com suspensão total de tributos na importação pelo prazo de um ano.

Com a propagação do Covid-19 e a disseminação mundial da doença pelo mundo, já podem ser observados os impactos significativos nas operações de comércio exterior, sobretudo naquelas que envolvem a importação de bens e produtos. Muitos dos importadores estão postergando a nacionalização de suas mercadorias em virtude do “congelamento” de acordos de fornecimento de bens no mercado interno ou em decorrência de paralisação total ou parcial de suas linhas de produção. — Neste contexto, torna-se oportuna a utilização do regime de entreposto aduaneiro de importação, o qual permite a armazenagem de mercadoria em local alfandegado com suspensão total do pagamento dos tributos pelo prazo de um ano, contado da data do desembaraço aduaneiro de admissão — lembra Bruno Barbosa, diretor da LibraPort Campinas, primeiro Centro Logístico e Industrial Aduaneiro(CLIA) com a certificação OEA no Brasil.

Outra vantagem nas operações logísticas locais, diz respeito ao Regime Especial de Trânsito Aduaneiro (DTA), que permite o transporte de mercadoria, de um ponto a outro do território aduaneiro. É aplicado, por exemplo, para mercadorias que desembarcam em Portos e Aeroportos e são transportadas para CLIAs/Portos Secos no interior do país, ou ainda para mercadorias estrangeiras que estão apenas de passagem pelo território nacional. A Receita Federal promoveu recentemente a modernização desse regime aduaneiro, facilitando e conferindo maior automação ao trâmite das mercadorias no comércio exterior, reduzindo custos e o tempo de todo o processo de importação.

O dólar instável, pagamento de impostos imediatos e falta de consumidor, tudo pode contribuir para a busca de agilidade e custo na importação de produtos. O envio de uma mercadoria a um CLIAs/Porto Seco com custos de armazenagem muito mais baixo, devolução do contêiner e não pagamento dos impostos, gerando vantagens no fluxo de caixa, são diferenciais no processo.

A LibraPort Campinas possui vasta experiência na operacionalização destes regimes (Entreposto e DTA) em seu recinto alfandegado. A empresa desempenha um papel fundamental nos dias atuais. “Hoje em operação no Terminal, estamos focados em oferecer ainda mais agilidade no desembaraço. Para se ter uma ideia, processamos no momento desde tubos (sem reagentes) usados para diagnóstico da Covid-19 até equipamentos respiratórios (máscaras e respiradores) usados no tratamento de pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19, sendo que esses últimos foram liberados com extrema agilidade, sem deixar de cumprir os trâmites legais”, finaliza Barbosa.

Um dos recentes diferenciais previstos nas melhorias da legislação pela Receita Federal é que já está sendo anexado os documentos digitalizados diretamente no Portal Siscomex. A nova funcionalidade permite Recepção dos Documentos diretamente via sistema pela autoridade aduaneira da Receita Federal ou de forma automática.

A LibraPort Campinas — Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA), localizado na cidade de Campinas (SP), possui a unidade com área total de 90.000 m² e área coberta de 29.000 m², divididos em quatro armazéns, aptos para diferentes tipos de cargas. Além disto, conta com um depósito licenciado pela Cetesb para recebimento de produtos químicos e uma área climatizada de 5.000 m² licenciada pela Anvisa, com controles autônomos de temperatura, que podem operar em duas diferentes faixas de climatização, a depender da necessidade do produto, ideal para itens fármacos.

Entre outros diferenciais da unidade destacam-se o investimento em segurança, que resultou em mais de 10 anos sem ocorrências de roubo, além da flexibilidade de horário de trabalho: das 7 às 22 horas. Mais uma vantagem é a localização, a apenas 30 km do Aeroporto de Viracopos, próxima aos entroncamentos de grandes rodovias e a 170 km do Porto de Santos.

Infraestrutura.: 90.000 m² de área alfandegada, 28.000 m² de área coberta, 27.000 posições pallet em área coberta e 8.400 m² para cargas com anuência Anvisa, sendo 6.700 m² com controle de temperatura, armazéns para cargas de projeto, produtos químicos/perigosos e high-tech e, 600 TEU’s em área descoberta.

A LibraPort foi o primeiro CLIA do Brasil a obter a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA). A empresa conta também com 40% de participação acionária da Japão Logística, que integra o grupo multinacional Mitsui.

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