Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2008 - 12:10

Resultados da 19ª Pesquisa Anual da FGV-EAESP-CIA, 2008

Mercado Brasileiro de Informática e Uso nas Empresas.

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP divulga anualmente um amplo retrato do mercado de Tecnologia de Informação, com resultados de pesquisas do uso nas empresas e do comércio eletrônico no mercado brasileiro.

Os valores e estudos divulgados comprovam um crescente processo de informatização das empresas e da sociedade. A FGV-EAESP, que já se consolidou como centro de conhecimento na área com o seu CIA – Centro de Tecnologia de Informação Aplicada traz em suas pesquisas números inéditos e muito interessantes, retratando o cenário atual e as tendências deste ambiente, sendo uma valiosa contribuição para os meios empresariais e acadêmicos.

Segundo a pesquisa, em maio de 2008 existem 50 milhões de computadores em uso no Brasil (corporativo e doméstico). “A previsão para 2008 é de um crescimento em torno de 28% sobre as vendas de 10,5 milhões de unidades comercializadas em 2007 que com um crescimento de 42% pela primeira vez, superaram as vendas de televisores”, afirma o professor Fernando S. Meirelles (Professor Titular da FGV-EAESP e coordenador da tradicional Pesquisa Anual). Entre 2011 e 2012 serão 100 milhões de computadores no Brasil.

O levantamento atual é uma ampliação da amostra do estudo para sua 19ª edição. A pesquisa foi realizada em 4.400 empresas com 1.700 respostas válidas de grandes e médias empresas.

As empresas gastaram e investiram 5,7% da sua receita líquida em Tecnologia de Informação.

O Custo Anual por Teclado (Gastos e Investimentos totais no ano dividido pelo número de teclados) cresceu para US$ 10.300, em reais ficou estável em R$ 20.200, valor próximo ao Custo Anual por Usuário. A Pesquisa quantifica mais dezenas de outros indicadores.

A Microsoft continua dominando a estação de trabalho das empresas com o Windows, Explorer e o Office (mais de 92%). Nos servidores corporativos o Linux tem 18% do mercado de ambiente operacional e a Oracle 35% de participação em Banco de Dados corporativos. Os softwares de gestão (ERP) da TOTVS, SAP, Oracle e Datasul, nesta ordem, têm juntos 80% do mercado.

Continua chamando a atenção a maturidade do processo de informatização e a estabilidade dos principais indicadores. Em suma, a pesquisa mostra um crescimento, positivo e consistente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira