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25/04/2020 - 08:28

Porto de Imbituba embarca 117 mil toneladas: um novo recorde


Carregamento de minério de ferro no navio KSL Seoul em direção à China.

O Porto de Imbituba, em Santa Catarina, alcançou no dia 23 de abril (quinta-feira), uma nova marca histórica de embarque no Sul do Brasil. Foram carregadas no navio KSL Seoul 117 mil toneladas de minério de ferro. O volume de granel sólido exportado em um único navio é o maior já realizado entre os portos da Região Sul do país, de acordo com os dados disponíveis no Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de 2010 a fevereiro de 2020. O porto localizado em Santa Catarina já havia alcançado recorde de embarque de granel sólido em fevereiro deste ano, com a movimentação de aproximadamente 105 mil toneladas no navio RIK Oldendorff.

O KSL Seoul desatracou do Porto de Imbituba na tarde do dia 24 de abril (quinta-feira) em direção à China. A embarcação, do tipo capesize, navega com bandeira de Hong Kong, tem 292 metros de comprimento e 45 metros de largura. O cargueiro deixou o porto com 13,5 metros de calado, que é a distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio. A Friendship fez o agenciamento do navio e a operação foi realizada pela empresa Imbituba Logística Portuária (ILP).

Desde 2012, o Porto de Imbituba é administrado pelo Estado de Santa Catarina, através da SCPAR Porto de Imbituba, estatal subsidiária da holding SCPAR, braço empreendedor do estado catarinense. A diretoria executiva do porto acompanhou de perto a operação e comemora o novo recorde. — Vivemos um momento de muitos desafios, tanto pela pandemia que atinge o ambiente global, e que nos exige medidas rígidas de controle sanitário, quanto pela competitividade crescente entre os portos. Presenciar o resultado deste trabalho conjunto que tem sido realizado pela comunidade portuária de Imbituba em um momento tão sensível nos traz ainda mais convicção de que estamos no caminho certo — avalia Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, autoridade portuária.

Características como a facilidade de acesso ao porto, com uma ampla bacia de manobras, e a profundidade nos cais têm contribuído para o recebimento de navios com maior capacidade de cargas. Além disso, a flexibilidade operacional e o baixo tempo de espera para atracação são alguns dos excelentes diferenciais de Imbituba no atendimento às necessidades do mercado.

A carga — O minério de ferro embarcado no porto tem origem em Imbituba, a partir de um processo industrial de uma extinta indústria carboquímica do município. O produto é utilizado na produção de aço, tintas, entre outras aplicações. Este é o quarto navio de um projeto de exportação que reiniciou em dezembro de 2019.

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