Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2008 - 12:29

DOM Strategy Partners apresenta metodologia para a medição de ativos intangíveis

Consultoria brasileira desenvolve processo para promover a adequação das companhias presentes no País às regras internacionais que farão parte das mudanças nos balanços consolidados .

Até 2010, todas as companhias brasileiras baseadas em sociedades por ações e de capital fechado com ativos acima de R$ 240 milhões ou receita bruta superior a R$ 300 milhões terão que se adequar à apresentação de suas demonstrações contábeis segundo o padrão internacional baseado nas regras do IFRS (International Financial Reporting Standards). Tais mudanças foram definidas pela Lei 11.638/07, sancionada em dezembro com total envolvimento da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Entre as adaptações está a medição de ativos intangíveis, que estão relacionados a fatores como governança corporativa, gestão de stakeholders, valor de marca e sustentabilidade, que incorporam três dimensões integradas: econômica, ambiental e social.

De olho nesta nova necessidade e visando estabelecer um processo que se tornará indispensável para as companhias nos próximos anos, a Dom Strategy Partners (www.domsp.com.br), consultoria estratégica 100% nacional pertencente ao Grupo ECC, desenvolveu a IAM (Intangible Assets Management), metodologia voltada para a mensuração dos ativos intangíveis (marcas, reputação, inovação, conhecimento, treinamento, relacionamentos, tecnologia, etc). As principais etapas do IAM compreende a identificação, a categorização, a qualificação, a quantificação e a gestão.

Tal metodologia tem como objetivo capacitar as empresas a identificarem com clareza os intangíveis mais relevantes à sua estratégia e mais impactantes em sua matriz de geração de valor aos acionistas e demais stakeholders. Com este trabalho, a empresa consegue objetivamente parametrizar quais intangíveis devem ser passíveis de gestão sistêmica, ou seja, o alinhamento estratégico, as metas, os orçamentos, os processos, os sponsors, os resposáveis e as métricas, entre outros.

Para Daniel Domeneghetti, CEO da DOM, até agora as empresas encaravam a gestão de seus ativos intangíveis como algo etéreo e pouco estruturado, portanto, secundário. Como os balanços atuais não discriminam os intangíveis como ativos de valor, os mesmos acabam sendo alocados como despesas ou custos nestes balanços. A partir desta visão, eles são os primeiros itens a sofrerem alta desconfiança e restrições de acionistas e investidores.

“O efeito nefasto disso é que a empresa acaba se tornando refém da gestão de resultados de curto prazo, aniquilando importantes investimentos naqueles projetos ligados a ativos relevantes à sua competitividade de médio e longo prazos, tais como inovação, conhecimento, branding, sustentabilidade, qualidade, treinamento, etc”, argumenta Domeneghetti.

Segundo o executivo, os gestores e acionistas precisam se conscientizar que os intangíveis são ativos de construção de valor, que têm como função central garantir que as empresas continuem sendo capazes de gerar valor consistente ao acionista e demais stakeholders no médio e longo prazos. Vale ressaltar que a metodologia IAM foi intensamente debatida nos âmbitos acadêmicos e atualmente encontra-se em implementação em 17 empresas dentre as 500 maiores do país.

Perfil da DOM Strategy Partners - A DOM Strategy Partners® é a primeira consultoria focada em estratégia corporativa 100% nacional. Pertencente à Holding ECC, também proprietária da E-Consulting® Corp., a empresa oferta em seu portfólio de serviços profissionais práticas e metodologias como planejamento estratégico corporativo, gestão de ativos intangíveis, gestão do conhecimento e da inovação, inteligência competitiva e estratégia de marketing. A DOM/SP desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, criadas em seus 3 centros de pesquisas e estudos (SRC® – Estratégia e Negócios, TechLab® – Tecnologia e Processos, XPLab® – Comunicação e Marketing), associadas a metodologias golden standard de mercado. Com cerca de 20 consultores com vasta experiência em empresas de consultoria internacional e bancos de investimento, a DOM/SP trabalha somente com clientes preferenciais e atendimento personalizado, garantindo assim perfomance superior e foco centrado em resultados comprovados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira