Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2008 - 12:42

CBO promove campanha em prol da saúde ocular do idoso

Chamadas especiais na programação de uma rede de TV e hotsite (www.cbo.com.br) com informações sobre as doenças oculares mais comuns em idosos fazem parte da campanha. No HC da Faculdade de Medicina da USP, médicos convidam a população para a palestra “Ação do Oftalmologista na Prevenção à Cegueira”.

Em comemoração ao Dia do Oftalmologista, 7 de maio, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) iniciou-se campanha de promoção da saúde ocular do idoso, com o tema “Idoso de Olho na Qualidade de Vida”. O CBO disponibilizou hotsite (www.cbo.com.br) com informações sobre as doenças oculares mais freqüentes em idosos, medidas preventivas e tratamentos. Campanha também contará com apoio da rede de TV, que veiculará chamadas especiais em sua programação.

No Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, interessados podem participar de palestra com o tema “Ação do Oftalmologista na Prevenção à Cegueira”, que chamará a atenção para a prevenção à cegueira infantil. O evento será realizado no anfiteatro do prédio central, no 6º andar, às 20 h.

Segundo Hamilton Moreira, presidente do CBO, “a campanha é de extrema importância, pois de 1% a 2% da população sofre de glaucoma, índice que pode aumentar de 6% a 7%, para as pessoas acima de 70 anos.. Considerando a população idosa - segundo IBGE, 8,6% da população tem acima de 60 anos, temos 350 mil casos novos de catarata ao ano. Somando-se aos casos que estão esperando cirurgia, deveríamos ter cerca de 500 a 600 mil cirurgias de catarata ao ano. Infelizmente, os números, que estavam crescendo, diminuíram sensivelmente para 200 mil cirurgias ao ano”.

Principais problemas - Entre os principais problemas de visão que atingem a terceira idade, estão a catarata, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). As alterações oculares podem se manifestar de diferentes maneiras, interferindo na percepção das cores e no campo de visão noturna, de perto ou de longe. A catarata é uma alteração que deixa o cristalino opaco e dificulta a entrada de luz nos olhos, prejudicando a visão. Há alguns fatores de risco como uso de substâncias tóxicas e doenças metabólicas que podem causar ou acelerar o aparecimento da doença. As conseqüências variam desde pequenas alterações visuais até a cegueira.

Caracterizado pelo aumento e, em alguns casos, queda da pressão ocular, o glaucoma provoca lesão no nervo ótico e do campo visual, podendo também incorrer em cegueira. O glaucoma pode ser congênito, secundário ou crônico. Para a detecção deste último, faz-se necessário o exame oftalmológico anual, pois seus sintomas são tardios e pode ocorrer perda irreversível da visão.

Recorrente em pessoas com mais de 60 anos, a DMRI é causada pela degeneração do centro da retina (mácula), em decorrência do avanço da idade e provoca dificuldades na leitura. Pessoas com pele e olhos claros têm maior predisposição à doença. Uma dieta rica em vegetais e o uso de vitaminas auxiliam no tratamento e podem, inclusive, evitar o aparecimento da doença.

Por menor que seja, qualquer oscilação visual prejudica a qualidade de vida do idoso, que passa a realizar suas atividades diárias com maior grau de dificuldade e torna-se mais dependente e suscetível a acidentes domésticos. Além disso, a baixa visão pode resultar no isolamento e depressão do idoso, que por constrangimento acaba por reduzir ou mesmo interromper o seu convívio social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira