Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2008 - 12:46

Light adere ao Programa Maternidade Cidadã

Colaboradoras da companhia terão direito a seis meses de licença-maternidade.

As funcionárias da Light terão, a partir de agora, direito a ficar mais tempo com seus bebês após o parto. É que a companhia de energia aderiu à Lei Estadual 5.160/2007, de autoria do deputado Coronel Jairo, que amplia o período de licença-maternidade de 120 dias para 180 dias. A solenidade que insere a Light no Programa Maternidade Cidadã foi realizada no dia 9 de maio (sexta-feira), no Palácio Guanabara, com as presenças do governador Sérgio Cabral; da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, do presidente da Light, José Luiz Alquéres, e de diretores; de representantes dos sindicatos da categoria e de cinco gestantes que trabalham na empresa.

Além dos quatro meses de licença-maternidade, conforme estabelece o regime geral de previdência social, as empregadas da Light terão direito a uma prorrogação de dois meses com remuneração integral custeada pela empresa. A prorrogação ocorrerá desde que solicitada pela gestante. A funcionária só perde o benefício se, durante este período da licença, exercer qualquer outra atividade remunerada e mantiver a criança em creche ou organização similar.

A ministra Nilcéa Freire disse estar bastante entusiasmada com medida. Segundo ela, “o estado do Rio de Janeiro, mais uma vez, sai na frente. O governador Sérgio Cabral tem sido pioneiro em muitas ações conjuntas com o Governo Federal, como quando aderiu ao Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.” Em relação ao Programa Maternidade Cidadã, a ministra acredita que o apoio de uma empresa como a Light é importante para que a iniciativa dê certo.

Para Ana Silvia Matte, diretora de Gente da Light, “com a adesão ao Programa Maternidade Cidadã, a empresa se propõe a contribuir ainda mais para melhorar a qualidade de vida de suas colaboradoras e daqueles que as cercam”. A diretora acrescenta que a Light se constitui cada vez mais em um ótimo lugar para se trabalhar e, por isso, entende a importância dessa lei para todos, inclusive para a sustentabilidade da própria empresa.

A companhia de energia, que sempre esteve na vanguarda dos acontecimentos, principalmente os que envolvem o cotidiano da população e o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, receberá o Selo Empresa Cidadã.

Sobre a Light - A Light S.A. é uma holding que possui negócios nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica. Compõem o grupo a Light Serviços de Eletricidade S.A., 3ª maior distribuidora de energia elétrica do país, com uma área de concessão que abrange 31 municípios no estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital, com 3,8 milhões de clientes; a Light Energia S.A., 5ª maior companhia privada do setor de geração do país, com capacidade instalada de 855MW; a Light Esco - Prestação de serviços Ltda, empresa de comercialização de energia que atua no mercado livre e de fontes alternativas incentivas; a Lightger Ltda, empresa de fim especifico, responsável pela construção da PCH Paracambi; e a Itaocara Energia Ltda, empresa de fim específico, responsável pelo projeto da UHE Itaocara.

A Light S.A. é controlada pela Rio Minas Energia Participações S.A. (RME) desde 10 de agosto de 2006, que detém 52,25% do capital social total e votante da companhia. Os 47,75% restantes pertencem aos acionistas BNDES, com 33,69%, e outros com 14,06%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira