Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2020 - 09:28

A importância de uma intranet em tempos de home office

Um dos principais objetivos da tecnologia é facilitar as atividades do dia a dia, melhorando e agilizando processos. Em se tratando de uma empresa, comunicação e mobilidade são dois pontos-chave na implementação de novas ferramentas de gestão. No cenário atual, a pandemia do novo coronavírus potencializou ainda mais a necessidade das empresas em pulverizar informações, comunicações, interações ou troca de arquivos de forma uniforme e controlada, que é a Intranet.

Tanto as pesquisas, quanto especialistas, apontam que a comunicação interna de uma organização é essencial para o seu desenvolvimento e eficiência dos processos internos. E essa comunicação, cada vez mais, está sendo transformada pelo uso das novas tecnologias. Em seu livro, “A sociedade em rede”, Castells diz que, após o advento da internet, pouco a pouco, houve uma migração da sociedade para um cenário e ambiente que, até então, era inédito: um mundo no qual o virtual, que era novidade, virou commodity. O computador torna-se um operador de potencialização da informação.

Com isso, houve uma transição para um sistema de redes de comunicação horizontal, organizado em torno da internet e da comunicação sem fios. A partir daí o armazenamento de dados, antes físico, torna-se virtual, com o advento da nuvem. A virtualidade, então, se torna uma dimensão essencial desta nova realidade.

Neste cenário, a intranet, com sua capacidade de compartilhamento de informação, se estabelece como uma ferramenta essencial para a difusão de dados dentro do ambiente da empresa, principalmente em um momento como este, em que executivos e funcionários estão trabalhando de maneira remota.

Para se ter uma ideia de sua importância estratégica, a intranet pode conter informações de uma empresa inteira, com todas as áreas e setores, com funções que vão desde disponibilização de documentos, fichas ou manuais para os colaboradores, até pesquisa, enquete, divulgação de informações, metas ou relatórios.

A possibilidade de interação é grande e é feita conforme a abertura e necessidade da empresa e seus setores. Em cada função é possível abrir o espaço para interação, em que os colaboradores podem comentar, curtir ou avaliar, desde um documento disponibilizado para download, até responder uma pesquisa sobre a comida do refeitório. Ela pode gerar, inclusive, redução de custos, mas os principais ganhos são em agilidade, eficiência e engajamento em processos e comunicação para com os funcionários.

Os maiores fatores de eficiência da plataforma, de modo geral, são a padronização dos processos, a agilidade na pulverização uniforme das informações e o engajamento dos colaboradores para os objetivos da empresa. Mas é preciso atentar que, assim como a empresa evolui, a intranet também precisa evoluir. Por isso, na Progiro, constantemente estamos atentos às práticas das empresas para trazermos novas soluções para que possamos ofertar aos nossos clientes e aplicarmos à plataforma. Vale salientar que a nossa plataforma tem possibilidade de integração com outros sistemas, aumentando ainda mais as possibilidades de evolução.

. Por: Denis Brown, Diretor de Trade Marketing da Progiro, com 19 anos de experiência em direção e gerenciamento de planejamento, precificação e implementação de soluções estratégicas de marketing e trade marketing. Entre os clientes atendidos estão Telhanorte, Total Lubrificantes Brasil e México, Liberty Seguros, Logitech, Eldorado Brasil, Oracle, Gertec, Keep Light e STIHL. Tem diploma técnico em Processamento de Dados pela Universidade São Judas, graduação em Publicidade, pela Universidade Anhembi Morumbi e Especialização em Trade Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira