Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2008 - 12:55

Economia do Setor Têxtil em foco

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou os dados do primeiro trimestre de 2008. A entidade destaca: “o período de maior crescimento dos últimos cinco anos”. No que se refere à Indústria de Transformação, o Faturamento Real cresceu 7,6%, as Horas Trabalhadas 6%, o Emprego 4,9% e a Massa Salarial Real 6,8%, todos tendo como base o acumulado de janeiro a março deste ano, frente igual período de 2007. Por sua vez, a Utilização da Capacidade Instalada, em março/08, ficou em 82,6%.

O bom momento da indústria também permeia o setor têxtil e o vestuário, em quase todos os indicadores. Aspecto principal é em relação ao Faturamento Real do Vestuário que cresceu 39,5% em março, perante fevereiro deste ano, 12,1% frente ao mesmo mês do ano passado, bem como 17,3% no acumulado do primeiro trimestre de 2008, diante igual período do ano anterior.

De outro lado, a Utilização da Capacidade Instalada no setor também apresentou ligeira queda, tanto no elo têxtil quanto no vestuário. No primeiro segmento registrou-se 85,3% de utilização da capacidade no mês de março/08 (abaixo, portanto, dos 85,9% alcançados em março/07). Comportamento idêntico verificou-se no vestuário com utilização de 81,6% no mês de referência da pesquisa (também aquém dos 81,9% calculados em março/07).

Com esses números é possível concluir que ainda está em curso, no vestuário, um ajuste de pessoal, com vistas à melhoria de produtividade, uma vez que Horas Trabalhadas, Emprego e Massa Salarial, por conseqüência, estão em queda, ainda que o Faturamento Real esteja em expressiva alta. Mais importante, o menor Nível de Utilização da Capacidade Instalada, apontado no mês de março deste ano, revela que os dois setores reúnem plenas condições para atender à demanda, sem esbarrar nos limites de produção. | Sintex (www.sintex.org.br )

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira