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13/05/2020 - 08:17

Log-In completa plano de frota com 6 navios próprios


Com a entrada do Log-In Endurance em operação no primeiro trimestre de 2020.

A Log-In Logística Intermodal S/A (B3: LOGN3) informou no dia 12 de maio(terça-feira), que seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2020, com destaques do trimestre, com receita líquida de R$271,3 milhões, especialmente em função da Navegação Costeira. Ebitda de R$53,2 MM (margem Ebitda de 19,6%), com destaque para o TVV. Ebitda da Navegação Costeira totalizou R$43,2 milhões. Ebitda do TVV somou R$26,1 milhões. Resultado positivamente impactado pelo melhor mix de cabotagem e margem de contribuição no contêiner, especialmente pelos serviços de porta-a-porta. Resultado afetado por efeitos pontuais tais como o descasamento de custo do bunker e o seu repasse aos clientes, de custos fixos de tripulação e de afretamento; bem como pelo efeito contábil negativo de variação cambial, sem efeito caixa relevante.

No trimestre a Log-In adquire o do navio porta-contêiner Log-In Endurance em em operação no Serviço Atlântico Sul (SAS) desde o dia 1º de maio de 2020, em substituição à embarcação afretada.

Sobre a receita operacional líquida — O crescimento da ROL reflete, principalmente, o aumento de R$31,2 milhões da receita da Navegação Costeira, explicado pelos seguintes fatores: . Aumento de volume de contêineres transportados (+R$21,6 milhões);

. Aumento da participação da Cabotagem no mix de volumes (+2,8 p.p., para 42,4%), gerando melhor margem de contribuição (+2,4p.p., para 60,2%). As cargas da cabotagem possuem maior valor unitário (Receita/TEU);

. Maior participação de serviços porta-a-porta — que inclui o transporte rodoviário — que geram maior valor agregado;

. Maior taxa emergencial de bunker [EBS – Emergency Bunker Surcharge], combustível dos navios, vigente ao longo do primeiro trimestre de 2020.

. Importante destacar que essas taxas são reajustadas junto ao cliente a cada 90 dias. A taxa que reajustou o período de maior alta do insumo, entre novembro e fevereiro, foi fixada já na metade do trimestre, em 15 de fevereiro de 2020, com base no custo médio dos 90 dias anteriores (R$2.246 por tonelada); já a taxa vigente até essa data havia sido fixada em 15 de novembro de 2020, com base no custo médio de R$1.825 por tonelada;

. Impacto positivo da desvalorização do real nas receitas fixadas em dólar, nos segmentos Mercosul e Feeder;

. Aumento da receita do transporte de veículos no Mercosul, por volume e em preço (em dólares) (de R$12,5 milhões).

O Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) — No primeiro de trimestre de 2020, a receita de AFRMM atingiu R$9,8 milhões. Já no primeiro de 2019, essa receita somou R$13,8 milhões, devido ao impacto positivo de R$8,0 milhões, referente a um processo judicial de decisão favorável à Log-In. — Se for excluído esse valor, é observado um crescimento de 69,0% no primeiro trimestre de 2020, devido à entrada em operação do navio próprio Log-In Polaris em dezembro de 2019, em substituição ao Bomar, navio afretado, que não estava habilitado a gerar AFRMM — ressalta a Log-In.

Lucro (prejuízo) do período — No primeiro trimestre de 2020, foi registrado o prejuízo de R$114,6 milhões, versus o lucro de R$5,2 milhões no primeiro trimestre de 2019. Apesar do resultado operacional (EBIT) de R$30,9 milhões no primeiro trimestre de 2020, à despesa da variação cambial decorrente da desvalorização do real ocorrida no período foi o grande ofensor do resultado financeiro, que representou uma despesa de R$137,0 milhões, conforme já mencionado acima.

Início da operação do navio Log-In Endurance — Em 1º de maio de 2020, o navio Log-In Endurance entrou em operação. Ele iniciou sua primeira viagem em Salvador, na linha do Serviço Atlântico Sul (SAS: rota que liga o Brasil — regiões do Nordeste, Sudeste e Sul — aos países do Mercosul) da Log-In, em substituição à embarcação afretada (navio Aldebaran), que foi devolvida ao fretador em seguida. — Com a entrada do Log-In Endurance em operação, a companhia concluiu o plano de recomposição da sua frota, passando possuir seis navios próprios — informa.

Efeitos do Covid-19 — A companhia avaliou os eventuais efeitos do coronavírus (Covid-19) em suas demonstrações financeiras encerradas em 31 de março de 2020. Desde o início do segundo trimestre de 2020, a companhia teve uma forte presença no transporte de bens de consumo essenciais, tais como alimentos, bebidas, químicos, farmacêuticos; e uma desaceleração, especialmente na movimentação de bens de consumo não duráveis (e não-vitais), como eletrônicos e linhas branca e marrom, impactados pela paralisação de parte dessas indústrias. — A Log-In segue trabalhando arduamente para compensar eventuais perdas de volume e mitigar efeitos nas margens operacionais da companhia — diz a companhia.

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