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15/05/2020 - 07:58

Bares e restaurantes do Rio de Janeiro ganham cartilha para retomada


Com foco no momento de reabertura, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes apresenta orientações para adequar funcionamento dos estabelecimentos e dar segurança aos clientes.

A futura retomada gradual para bares e restaurantes exigirá uma série de cuidados. Em todo o Brasil, empresários do setor gastronômico preparam seus estabelecimentos para quando sua reabertura for autorizada. Pensando neste momento, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro, (Abrasel RJ) lançou uma cartilha com recomendações, seguindo orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) e da Organização Mundial da Saúde(OMS). São informações que vão desde a organização espacial dos estabelecimentos à maneira de realizar os pagamentos.

Para o presidente da Abrasel RJ, Pedro Hermeto, a cartilha soma esforços ao que já é feito no dia a dia dos bares e restaurantes. — O setor de Alimentação Fora do Lar (AFL) é um dos rígidos em suas rotinas de higienização de alimentos e ambientes para evitar contaminações. Mas em tempos de pandemia, novos procedimentos estão sendo realizados. Tudo pela segurança e conforto dos clientes, evitando a disseminação da Covid 19 — destaca. Hermeto

O documento gratuito pode ser baixado e reúne dezenas de dicas sobre orientações para a equipe, para os clientes e adequações das instalações. No estado do Rio de Janeiro, ainda não está definida a data para que as atividades sejam retomadas. A ideia é munir os estabelecimentos de informações confiáveis sobre quais procedimentos seguir, fortalecendo a confiança das equipes e clientes de que aquele estabelecimento está preparado e seguindo as orientações de higiene e saúde.

A cartilha pode ser acessada gratuitamente no endereço: https://is.gd/Cartilha_Abrael Algumas orientações: . Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima de um metro entre as cadeiras ou dois metros entre as mesas.

. Repense o modelo de seu cardápio. Se não for possível abolir o menu físico (escrevendo os itens em uma lousa, por exemplo), prepare um modelo plastificado, que possa ser higienizado após o uso. Outra ideia é ter um cardápio digital, que o cliente pode acessar lendo um QR Code pelo celular.

. Reforce as boas práticas na cozinha e reserve espaço para a higienização prévia dos alimentos crus, como frutas, legumes e verduras. Existem produtos específicos no mercado. Ou use uma solução de água sanitária na proporção de 10 ml (veja no rótulo se pode ser usada para alimentos) para um litro de água. Deixe os alimentos na solução por dez minutos e depois enxágue em água corrente.

. Disponibilize álcool em gel 70% para os clientes, na entrada e em pontos estratégicos do estabelecimento.

. As comandas individuais em cartão devem ser higienizadas a cada uso. Reforce a higienização do piso e de superfícies com detergente e sanitizantes adequados, seguindo as orientações do fabricante. Existem no mercado produtos químicos dois em um, ou seja, detergente e sanitizante juntos no mesmo produto.

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