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20/05/2020 - 08:14

O que é Gestão 3.0 e como minha empresa pode se beneficiar?


Muito se fala, hoje em dia, em práticas para aumentar a performance das empresas, bem como a produtividade, o desenvolvimento pessoal e a motivação dos funcionários. Atualmente, muitas organizações estão aplicando, para isso, a Gestão 3.0, responsável por entregar esses resultados para os negócios. Antes, no entanto, de saber do que se trata uma Gestão 3.0, é preciso saber o que é uma Gestão 1.0 e Gestão 2.0.

Primeiramente, a Gestão 1.0 é uma versão de gestão que ficou mundialmente conhecida pelo modelo comando-e-controle, o que, basicamente, significa que o poder está na mão de poucos em uma estrutura de decisões top-down, ou seja, de cima para baixo.

Em outras palavras, pode-se dizer que, neste tipo de gestão, a alta hierarquia tem o poder de tomada de decisões e é ela quem determina o que cada setor da empresa, assim como as equipes de colaboradores, deve fazer. A Gestão 2.0, por conseguinte, tem algumas diferenças e é focada em técnicas, logo, procura corrigir os erros que acontecem na Gestão 1.0, porém, mantendo a estrutura top-down.

Diante disso, a Gestão 3.0 surge com foco em complexidade e é uma gestão que encara as organizações como redes e não como hierarquias, como eram vistas nas gestões anteriores. De modo geral, a Gestão 3.0 é vista como uma mentalidade de mudanças contínua que utiliza jogos, ferramentas e outras práticas para ajudar qualquer funcionário da empresa a gerenciar o negócio.

Além disso, a Gestão 3.0 é representada por seis pilares: o de energizar pessoas, empoderar equipes, alinhar limitações, desenvolver competências, crescer a estrutura e o de melhorar tudo.

O pilar de energizar pessoas consiste na motivação e engajamento de funcionários, já que eles são a parte mais importante da empresa e precisam estar ativos e dispostos a realizar suas funções. Para que essa motivação aconteça, o ambiente de trabalho deve despertar curiosidade, honra, aceitação, maestria, poder, liberdade, relacionamento, ordem, objetivo e status.

Com isso, a Gestão 3.0 estimula os gestores a pensarem em formas criativas de motivar os colaboradores. Aliado a isso está o pilar de empoderamento de times, ou seja, a forma como as equipes, já motivadas, devem se auto-organizar de modo a transmitirem autorização e confiança por parte da gestão.

Por conseguinte, o pilar de alinhar restrições diz respeito tanto aos objetivos da organização quanto aos valores. Essa etapa é fundamental porque nem todo time engajado está pronto para definir metas, portanto, o alinhamento é essencial para que os objetivos criados sejam simples, mensuráveis, realizáveis, relevantes e aconteçam dentro de um tempo determinado. Posteriormente, o pilar de desenvolver competências é necessário, pois da mesma forma que nem toda equipe conseguirá criar boas metas, nem toda equipe conseguirá atingi-las, logo, os gerentes devem contribuir para o desenvolvimento de competências para membros que não se sentirem suficientemente capazes de cumprir metas e objetivos.

Neste ponto, existe o pilar de crescimento de estrutura, essencial para que estruturas de comunicação sejam criadas e possibilitem o bom funcionamento das equipes. Por fim, diante do último pilar, a Gestão 3.0 tem a intenção de fazer com que pessoas, times e organizações sejam continuamente melhorados, com a finalidade de evitar falhas sempre que for possível.

Com isso, a aplicação da Gestão 3.0, atualmente, entrega uma série de benefícios para as empresas, como a maximização da força de trabalho, capacitação de funcionários, criação de uma boa atmosfera de trabalho, fortalecimento de equipes, agilidade de organizações, crescimento organizacional mais rápido, lucratividade e acesso a ferramentas certas.

Esses benefícios podem ser alcançados graças à autonomia entregue para as equipes nas funções exercidas, o ambiente criativo, a motivação e uma metodologia ágil que faz com que a empresa cresça e se desenvolva continuamente.

Sendo assim, entender os aspectos da Gestão 3.0, bem como a sua mudança comparada à Gestão 1.0 e Gestão 2.0, faz com que muitas organizações criem uma nova rotina de trabalho, com membros mais engajados, motivados e com capacitação adequada para criar objetivos e metas com mais autonomia.

Além disso, os benefícios conquistados com a aplicação da Gestão 3.0 faz com que as empresas se mantenham em um alto nível de competição no mercado, já que a vantagem competitiva obtida coloca as organizações à frente de muitas outras que ainda não atuam com a Gestão 3.0.

. Por: Denis Gonçalves é CEO e Fundador da Next SI – companhia especialista em suporte a gestão empresarial e desenvolvimento de tecnologia. Com 20 anos de mercado, a Next SI é provedora de soluções que auxiliam no controle, redução de custos, aumento da colaboração, competitividade e produtividade das empresas.

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