Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2020 - 07:46

Muito além da estética


Atividades físicas evitam depressão, ansiedade e estresse, diz especialista.

Recente pesquisa mostra o aumento de casos de depressão no isolamento social provocado pela crise do novo coronavírus (Covid 19). Segundo psicanalistas, as incertezas sobre a vida geradas pelo medo do contágio ou, ainda, pela morte ocasionada pela pandemia, somadas as mudanças impostas pelo isolamento social vêm provocando sofrimento psíquico em grande parte da população.

Os resultados da recente pesquisa são do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os dados mostram que os casos de depressão praticamente dobraram entre os entrevistados, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%, nesse período.

De acordo com os dados analisados, as mulheres são mais propensas do que os homens a sofrer com estresse e ansiedade durante a quarentena. Entre outros fatores de risco está o descontrole alimentar. Se ficamos mais tempo em casa sem ter nada o que fazer o apetite aumenta e sem queimar a caloria ingerida a tendência é ganharmos um sobrepeso.

Sobrepeso surge como novo risco do Covid-19 — Os riscos do sobrepeso vão além da questão estética que provocam baixa autoestima. Os quilinhos a mais que avançam nos ponteiros da balança afetam diretamente a saúde e se tornar uma “bomba relógio”. — Além dos conhecidos fatores de risco como diabetes, hipertensão e idade , o sobrepeso e a obesidade entram para a lista de risco da população vulnerável ao contágio do Covid 19.

Dados da população brasileira mostram que — nos últimos dois meses — em torno de 20% estão obesos e 57% com excesso de peso. A obesidade e o sobrepeso há muito estão entre as preocupações de gestores de saúde pública e profissionais de saúde.

O aumento de peso leva frequentemente a um aumento de insulina no sangue podendo gerar diabetes e aumento da pressão arterial . O sobrepeso faz parte dos fatores para complicações no contágio do Covid 19. Segundo especialistas , o acúmulo de gordura nas células que deflagram substâncias (citocinas) promovem inflamação no organismo.

Por outro lado, a pesquisa sinaliza que aqueles que puderam praticar exercício aeróbico tiveram melhor desempenho do que os que não fizeram nenhuma atividade física, ou que praticaram apenas atividade de força. Recorrer as práticas das atividades físicas antes praticadas dentro das academias e , atualmente, executadas via plataformas e aplicativos da internet tem sido a solução encontrada tanto para os gestores das academias quanto para os alunos.

De acordo com o professor de educação física da rede de Academia Evidence e personal trainer Wagner Endson de Freitas — especialista em obesidade e emagrecimento — o corpo humano é uma máquina que precisa estar sempre em movimento para não enferrujar.

— É feito um carro que se parado sem manutenção ele para de funcionar, O corpo tem que estar em movimento para suprir as necessidades orgânicas — compara Wagner

Os exercícios físicos influenciam tanto fisiologicamente quanto psicologicamente no praticante. Além de proporcionar sensação de bem estar , melhorar a qualidade de vida nos deixando mais ativos , com sentimentos positivos , aumenta a autoestima , reduz o stress e estabiliza a variação do humor, Isso tudo acontece por conta dos neurotransmissores que, ao exercitar os músculos liberam a endorfina que alivia as dores e relaxa o corpo. A serotonina que além de regular o sono e o apetite, juntamente com a dopamina atuam sobre o sistema de recompensa e da sensação de bem estar e prazer .

Outro fator importante a destacar sobre o benefício das atividades físicas está no fortalecimento do sistema imunológico. O exercício físico ajuda aumentar a resistência para contágios de viroses e infecções. Estudos confirmam que, as pessoas ativas têm menos chances de ficarem doentes. Determinadas práticas físicas como a yoga, o pilates , o alongamento melhoram a mobilidade articular, flexibilidade, além de forçar o organismo a dar uma parada devido a correria e situações estressantes que vivemos hoje em dia. Além de aliviar dores e tensões musculares.

Já a atividade aeróbia que é perfeitamente capaz de ser realizada em ambiente domiciliar, permite que o praticante tenha maior capacidade pulmonar, fator muito importante hoje em dia para minimizar os sintomas do coronavírus que ataca principalmente, o sistema respiratório e os pulmões.

Mudanças vão ocorrer no mundo fitness pós pandemia — Apesar de decreto do governo publicado no último dia 11 de maio inclui as academias de ginástica como atividades essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Pelo dispositivo, as atividades passam a ser consideradas essenciais, desde que obedecidas as determinações sanitárias do Ministério da Saúde, empresários de algumas das principais redes de academias de ginástica não têm a expectativa que suas operações sejam normalizadas.

Para os executivos do mercado fitness, o decreto foi bom para se rever os conceitos tradicionais das atividades nas academias. Haverá uma mudança no perfil da academia que deixará de ser somente fitness. A academia passa a absorver o conceito wellness que está associado ao bem-estar , a qualidade de vida, Dessa forma, o exercício deve ser capaz de promover benefícios não só para o corpo, mas também para a mente e todo o funcionamento do organismo.

A ACAD Brasil — Associação Brasileira das Academias , vem desenvolvendo politicas para aumentar a higienização e saúde das academias que incluem implantação de locais determinados de limpeza de sapatos na entrada da academia, Sinalização indicando as localização dos dispenser de álcool em gel . O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de todos os colaboradores da academia. O aumento da higienização de equipamentos de musculação. A disposição dos equipamentos que deverão ser intercalados promovendo maior distância entre os praticantes de musculação. Readequação do espaço para ser mais claro e arejado. Além da limitação da frequência dos alunos por período.

A tendência do mercado fitness é de crescimento para as aulas de pilates, yoga, dança e atividades funcionais. Não somente por conta da recuperação psicológica dos alunos mas, inclusive para aumentar a conscientização corporal num contexto mais macro, mais amplo que , vai mais além do que as atividades utilizadas na musculação. | https://bit.ly/2WL8Zd4

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira