Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2020 - 08:35

Grupo Fleury ajudará hospitais públicos a analisar exames de imagem

Com suspeita de Covid-19.

Iniciativa conjunta do Fleury com a japonesa Allm, projeto “Segunda Opinião Gratuita” oferece avaliação de tomografias e radiografias de tórax de pacientes das instituições do sistema público de saúde no Brasil que não possuem serviços terceirizados de radiologia. O retorno com a segunda opinião da equipe médica do Grupo Fleury ocorre em até duas horas, no horário comercial.

No intuito de colaborar com o sistema público de saúde, o Grupo Fleury lança o “Segunda Opinião Gratuita”, projeto para análise de imagens de tomografias computadorizadas e radiografias de tórax de pacientes com suspeita da Covid-19. A avaliação dos exames de imagem é realizada pelo time de radiologistas do Grupo Fleury e oferecida sem custo para hospitais públicos de todo o Brasil. O projeto está disponível para hospitais públicos que não contam com serviço terceirizado de radiologia.

Com o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), o consequente aumento de atendimentos na rede hospitalar e a escassez de testes para diagnosticar os pacientes com suspeita de infecção pelo vírus, as radiografias e tomografias computadorizadas de tórax têm sido de grande valia para apoiar médicos no diagnóstico da Covid-19.

Isso porque as imagens do tórax mostram o sistema respiratório do indivíduo – o que inclui os pulmões, um dos órgãos mais afetados pela infecção provocada pela Covid-19. Com os exames de imagem em mãos, os médicos são capazes de apontar o grau da infecção pulmonar, se a lesão no órgão corresponde a uma pneumonia causada por bactéria ou por vírus – inclusive pelo novo coronavírus – ou mesmo descartar o diagnóstico de Covid-19. Em outras palavras, o laudo do exame pode ser determinante para a escolha do tratamento do paciente e sua internação no hospital.

— Estamos diante de uma pandemia e, infelizmente, no Brasil, os casos de pessoas infectadas têm crescido rapidamente. Nessas circunstâncias, tomografias e radiografias torácicas têm sido de grande ajuda na avaliação de pacientes com suspeita da Covid-19. Ao analisarmos esses exames conseguimos perceber determinados padrões na imagem, o que pode auxiliar o médico assistente na conduta clínica — explica Dr. Gustavo Meirelles, radiologista e gestor médico de Radiologia, Estratégia e Inovação do Grupo Fleury.

O especialista alerta que o diagnóstico da Covid-19 por meio da análise dos exames de imagem é mais uma alternativa. — Por essa razão entendemos que a segunda opinião para esse tipo de avaliação é muito importante. Nosso time de radiologistas no Grupo Fleury pode ajudar a sanar as dúvidas que esse tipo de diagnóstico pode trazer aos médicos dos hospitais Brasil afora — analisa Meirelles, que também é integrante do time de radiologistas voluntários.

Tecnologia — Os exames de imagem são transmitidos por meio do aplicativo Join, sistema de comunicação médica da empresa japonesa Allm. Para acessar o Join e ter acesso ao “Segunda Opinião Gratuita”, basta baixar o aplicativo nas lojas Google Play e Apple Store e fazer o upload das imagens de radiografia e tomografia de tórax. Para os hospitais que já usavam os serviços do aplicativo Join, o upload das imagens pode ser feito diretamente pelo aplicativo já instalado nos computadores da instituição. Todos os dados do paciente são anonimizados.

Após o compartilhamento na nuvem, essas imagens são disponibilizadas em tempo real para um grupo de médicos especialistas voluntários do Grupo Fleury. O time de voluntários acessa a imagem via sistema de PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens) e realiza a avaliação das imagens. Depois da análise, a equipe médica do hospital recebe uma notificação com uma segunda opinião. O tempo de resposta estimado é de duas horas em horário comercial.

Uma rede de compartilhamento de informações com opiniões associadas às imagens de tomografias e radiografias pode fazer uma grande diferença no controle de situações como pandemia. — Tendo estas informações chegando imediatamente nas mãos dos especialistas por meio do aplicativo Join, mesmo que estes não estejam presentes no local, é possível maximizar a experiência conjunta dos profissionais, desempenhando papel fundamental na implementação do protocolo no combate à pandemia, assim como no controle do fluxo do pacientes, direcionando estes para centros adequados de acordo com o quadro clínico, evitando sobrecargas desnecessárias dos centros médicos principais — informa Alex Yeh, CEO, da Allm Brasil.

Teste Elisa - É o melhor procedimento para identificar imunidade de pacientes recuperados da Covid-19. É o único exame confirmatório que garante segurança para o retorno às atividades daqueles que estão realmente imunes.

Em meio a uma maior oferta de testes para Covid-19, muita gente fica na dúvida de qual exame fazer. —A corrida maior, nesse momento, é de pessoas que acreditam ter tido contato com o vírus no início da pandemia e não conseguiram fazer o exame à época — explica Joana Bion, chefe do setor de análise clínica do laboratório Lach.

Mas engana-se quem acha que o teste rápido — aquele que você encontra nas farmácias — é o mais eficaz. O único exame que garante um resultado 100% correto no caso de sorologia para IGG neutralizante — anticorpo definitivo e único que confere imunidade — é o feito pelo método Elisa. —Este teste, analisado em laboratório, é mais completo por se basear numa reação química que torna mais visível a reação antígeno-anticorpo, mais eficaz para identificar o IGG neutralizante. Já nos testes rápidos, não sabemos exatamente com qual reagente essa identificação é feita. A maioria dos testes rápidos só detecta o IGM e IGG, mas sem uma especificação. Por isso, o falso negativo ou falso positivo não podem ser descartados — afirma a especialista Joana Bion.

O Laboratório e Clínica Lach, que fica na Rua Jardim Botânico, é o único no Rio de Janeiro a oferecer exame de sorologia por este método alemão considerado um dos mais confiáveis e recomendado no mundo. —É o único exame confirmatório que garante segurança para o retorno às atividades daqueles que estão realmente imunes. Sem saber se você possui IGG neutralizante não é possível garantir imunidade —reforça Joana.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira