Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2020 - 09:30

Segurança de dados passa a ser maior preocupação das empresas


Passado o susto e a necessidade de adotar o home office em segundos, é hora de pensar na segurança.

O primeiro desafio das empresas causado pela pandemia de Covid-19 foi colocar os colaboradores em segurança, trabalhando de casa, garantindo a performance de suas equipes e a continuidade dos negócios. Esta primeira barreira foi vencida com uma certa dificuldade e até improviso de algumas organizações, já que todos fomos pegos de surpresa e precisamos agir rapidamente, sem a possibilidade e tempo para fazer um planejamento estratégico e estruturado. Vimos muitos gestores de RH comprando notebooks nas varejistas sem se preocupar se a versão do sistema operacional era compatível às aplicações organizacionais, se a compra atenderia às necessidades de seus colaboradores e, principalmente, sem dar a devida atenção ao item segurança.

Para se ter uma ideia, segundo um levantamento da VMWare, em março deste ano, os ataques de ransomware aumentaram cerca de 148%, se comparados aos meses de janeiro e fevereiro. Os hackers se aproveitam de uma maior fragilidade na segurança dos dispositivos, já que a maioria das pessoas tem realizado o seu trabalho de casa, sem a proteção e segurança existente no ambiente corporativo, em que o departamento de TI consegue aplicar as correções e atualizações necessárias, reduzindo as invasões externas.

Agora é hora de pensar com mais clareza e assertividade sobre a segurança das informações no cenário de distanciamento social. O volume de tráfego de dados está muito maior e os profissionais, mais do que nunca, estão salvando arquivos na sua máquina pessoal, desktop, computador da empresa, celulares ou outros dispositivos móveis. Por isso é fundamental adotar soluções que protejam o endpoint, deixando de lado o já ultrapassado VPN (Virtual Private Network) que, apesar de ser uma ótima ferramenta, não consegue garantir o alto nível de segurança da informação que uma companhia precisa.

Já existem tecnologias muito mais robustas e avançadas que o VPN, que garantem a segurança dos dados independentemente de onde e com qual dispositivo o profissional está trabalhando. No cenário atual, essas soluções são ainda mais importantes, pois conseguem garantir que as informações organizacionais estão a salvo mesmo que o funcionário esteja usando a rede de internet da sua casa ou de um local público.

Essas tecnologias são baseadas no modelo Zero Trust, que usa como padrão o fato de que ninguém - seja de dentro ou fora de uma rede corporativa - é confiável. A frase “nunca confie, sempre verifique” deve ser um verdadeiro mantra na área de segurança de qualquer negócio. E, ferramentas com base nesse modelo e em tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e machine learning, são fundamentais para garantir o mais alto nível de segurança.

Não sabemos quanto tempo mais trabalharemos 100% remoto, porém, tenho certeza de que as empresas dificilmente voltarão ao modelo totalmente presencial. Por isso, avaliar e investir em tecnologias que garantam não só o home office, mas também a segurança de todas as informações da sua empresa independentemente do modelo de trabalho adotado, é mais do que nunca, impreterível.

. Por: José Duarte, presidente da VMWare Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira