Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2020 - 09:46

Sonda Norbe VIII da Ocyan finaliza perfuração em lâmina d´água de menos de 500 metros


Este tipo de operação poderá abrir novo mercado para a empresa.

A Ocyan oferece ao setor de óleo e gás um novo paradigma para perfuração em lâmina d'água abaixo de 500 metros com uso de navio-sonda em posicionamento dinâmico, sem uso de ancoragem. A novidade foi alcançada pela primeira vez no mês passado com a sonda Norbe VIII, no campo de Albacora, no pré-sal da Bacia de Campos, em profundidade d´água de 450 metros e profundidade total do poço de cinco mil metros.

— Concluímos a operação no início de maio com a Norbe VIII, após o estudo de engenharia que permitiu a ação a um custo acessível. A demanda foi apresentada pelo cliente em janeiro; fizemos a avaliação de se utilizar um navio-sonda em posicionamento dinâmico para este projeto durante um mês e, em fevereiro, conseguimos iniciar a operação com a perfuração do poço. Esse modelo abre um novo mercado para as sondas da Ocyan — comemora Heitor Gioppo, diretor superintendente da Unidade de Perfuração da Ocyan.

Os navios-sonda da Ocyan possuem capacidade para operar em lâmina d’água de até três mil metros, atendendo a demanda do setor de E&P em águas ultra-profundas. Todavia, recentemente vê-se crescente o número de poços com lâmina d’água menores e profundidades totais equivalentes aos poços do pré-sal da Bacia de Santos. Essa tendência tem gerado o novo desafio de operar unidades de perfuração de grande porte, que trabalham sob o sistema de posicionamento dinâmico, em projetos que exigem maior controle do ângulo entre a posição da sonda e os equipamentos conectados à cabeça do poço.

— Esse diferencial alcançado nos permitirá oferecer nossas sondas para contratos futuros de exploração em campos de lâmina d’água reduzida, como por exemplo os campos maduros da Bacia de Campos — explica o executivo.

Para o gerente da sonda Norbe VIII, Rafael Fontana, a solução vai permitir à Ocyan participar de concorrências onde antes não havia possibilidade técnica. — Com o nosso trabalho de engenharia, estamos viabilizando a perfuração em lâminas d'água cada vez menores, sem a necessidade de grandes investimentos em sistemas de ancoragem e reduzindo o impacto ambiental deste tipo de operação. Isso torna nosso ativo competitivo, pois provamos na prática ter a versatilidade de operar desde locações de águas rasas até os campos de águas ultra-profundas do pré-sal da Bacia de Santos — finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira