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11/06/2020 - 10:10

Entrevista Online: conheça os benefícios e como colocar em prática


Atrair talentos e fazer a triagem de candidatos em plataformas de recrutamento digitais já se tornou comum devido a atual condição de isolamento social provocada pela pandemia do novo coronavírus. Muitas empresas já estão realizando testes de aptidão e de personalidade online. No entanto, ainda são poucas as que apostam na entrevista online para finalizar o processo seletivo.

A fim de ajudar os profissionais de RH, trouxemos neste artigo algumas dicas para colocar em prática a entrevista remota. Separamos também benefícios que provam que essa é uma excelente solução para implementar em seu processo seletivo. Confira a seguir:

O que é a entrevista online e como ela funciona? A entrevista é, geralmente, uma das últimas etapas de um processo de seleção. Trata-se do momento em que o recrutador conhece melhor o candidato, em um diálogo que vai além dos dados pessoais compartilhados no currículo. É a hora de abordar competências socioemocionais, checar a veracidade das informações e o nível de conhecimento dos participantes.

Por exigir um certo grau de análise do recrutador, essa etapa costuma ser feita presencialmente para favorecer o "olho no olho", que é tão valioso antes da contratação. Mas nem sempre o deslocamento até a empresa é possível, como estamos vivendo na prática atualmente.

Com isso, a entrevista online se tornou uma possibilidade interessante, principalmente considerando os recursos tecnológicos que surgiram nos últimos anos. Aplicativos de videoconferência, câmeras de alta resolução, opções de chat online e internet de alta velocidade permitem que essa conversa aconteça de forma fluida e produtiva mesmo à distância.

Ao aderir à entrevista online, o RH deve primeiro se certificar de que os candidatos têm as ferramentas necessárias para o contato. Depois, é preciso agendar a conversa oficialmente, de preferência via e-mail, oferecendo os dados de contato necessários para a conexão.

O ideal é que se opte por uma entrevista com áudio e vídeo, afinal, ela permite maior captação de expressões e da postura do profissional no momento da conversa.

Quais são as vantagens de optar pela entrevista online?

1. Agilidade na avaliação — Conciliar um dia e um horário favoráveis para a equipe de recrutamento entrevistar os candidatos nem sempre é simples, já que o RH lida com outras diversas demandas. A necessidade de garantir elementos como uma sala separada e uma infraestrutura para receber os profissionais pode atrasar a conversa presencial. Como sabemos que o tempo é um bem precioso no contexto organizacional, recursos que o otimizem são sempre bem-vindos. A entrevista online pode ser marcada com mais agilidade e o tempo usado é estritamente o da reunião.

2. Conforto para o candidato — Um tema que tem sido bastante abordado, por agregar valor à marca empregadora, é a experiência do candidato. Esse conceito define as práticas do recrutamento que aumentam a satisfação do profissional e seu engajamento com a empresa ainda durante a seleção. A entrevista online é uma das práticas que pode melhorar essa experiência, principalmente por conta do conforto que proporciona ao indivíduo analisado. Além de evitar o deslocamento, muitas vezes para longe de casa, a entrevista por videoconferência pode tranquilizar mais o participante, já que ele estará em um ambiente familiar e poderá se preparar melhor.

3. Análise precisa dos resultados — Mais um benefício de apostar na entrevista online é que ela garante uma chance de analisar as falas dos candidatos mesmo depois do momento da conversa. Muitos detalhes podem passar despercebidos durante o diálogo, mas, ao fazer uma chamada de vídeo, o recrutador pode usar um recurso de gravação para ter o arquivo completo. Ao aderir a essa ferramenta, não se esqueça de solicitar previamente ao entrevistado uma autorização para a gravação e informar o momento em que ela começar. Você poderá analisar o vídeo com mais precisão e até mesmo submetê-lo ao crivo de seus colegas de RH.

4. Redução de custos — Otimização dos gastos é sempre um assunto de interesse do Departamento Pessoal. Nesse caso, entrevistar online evita despesas com o deslocamento dos candidatos, que muitas vezes é bancado pela empresa. Além disso, é possível economizar com impressões de formulários e questionários. Também evitam-se gastos com a alimentação oferecida em coffee break ou almoço.

5. Segurança da saúde no recrutamento — Considerando o momento atual, em que o isolamento é necessário no combate ao coronavírus, a entrevista online é um recurso que também garante a segurança dos profissionais de RH e dos candidatos no que se refere à saúde. É fundamental evitar os deslocamentos e o contato presencial. Felizmente, as videoconferências podem atender bem à necessidade de continuar o processo seletivo. Ao adotar esse recurso, sua empresa ainda mostra a valorização do capital humano e do bem-estar da sociedade.

Como colocá-la em prática com eficiência? Após conhecer como funciona a entrevista online e quais são as grandes vantagens do uso, confira algumas dicas com ações que devem fazer parte do seu planejamento. Assim, a entrevista pode ser conduzida com o máximo de aproveitamento.

. Avise desde o início do processo seletivo que as entrevistas serão online - isso pode ser até mesmo um atrativo para candidatos que moram em outro estado, por exemplo;

. Escolha uma boa ferramenta de videoconferência e certifique-se de que os recursos oferecidos atendam às suas necessidades;

. Garanta uma boa conexão de internet no local reservado para a entrevista e aconselhe os candidatos a fazerem o mesmo;

. Prepare o local para passar o máximo de profissionalismo, mesmo que a entrevista seja realizada em home office;

. Marque a entrevista com antecedência de pelo menos 24h, informando o meio de contato e os dados para a reunião online;

. Separe sua lista de perguntas e questionários que são usados normalmente na entrevista presencial;

. Caso vá gravar, peça autorização previamente.

. Por: Marcelo Furtado, CEO do Convenia. | A Convenia, fundada em 2012 pelos sócios Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli, a Convenia é uma HRTech, com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. O objetivo é trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, economizando tempo das empresas com rotinas operacionais e destinando-o para as pessoas. Atualmente, os produtos abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde se pode gerir todos os funcionários em um sistema em nuvem.

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