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10/05/2008 - 14:30

35 anos de inovação


É aniversário de um grande amigo seu. Você comprou um presente que ele vai adorar, mas ele mora nos EUA. Como fazer o presente chegar a tempo? Hoje é fácil, o transporte expresso é amplamente utilizado e chega a realizar a entrega até em um dia. Mas em 1973, quando Fred Smith criou o atual modelo desse tipo de transporte, não era bem assim.

A idéia inovadora surgiu em 1965, quando Smith elaborou um trabalho para a Universidade Yale. A iniciativa mereceu apenas uma nota “C”, mas a persistência do autor resultou em uma empresa com faturamento mundial de US$37 bilhões no ano passado e que está presente em mais de 220 países. Hoje, a FedEX Corporation é composta pelas seguintes unidades de negócio: Express, Ground, Freight, Kinko’s, Home Delivery, National LTL, Custom Critical, Trade Network e Suplly Chain Services.

Mais do que fundar a FedEX, um dos grandes trunfos de Smith é manter a empresa na posição de líder ao longo destes 35 anos. O grande diferencial é estar sempre em busca de melhorias, seja para as pessoas, seja nas operações. Por exemplo, a empresa é permeada pelo espírito “Purple Promise”, que consiste em fazer com que cada experiência do cliente seja excepcional. Isso é levado tão a sério que a FedEx criou um website, chamado “Prêmio de Agradecimento Purple Promise”, no qual funcionários reconhecem seus colegas por cumprirem e exercitarem esse espírito. Histórias como a do mexicano Justino Valdez, que voou 1100 km para ter certeza de que a entrega seria feita na hora certa; do brasileiro José Diniz, que trabalhou com a concorrência para assegurar que o pacote chegasse; de Charlene Halls, de Trinidad e Tobago, que agilizou uma entrega para garantir os presentes de Natal de uma família, são apenas alguns exemplos.

Em relação ao processo, Smith não estagnou no tempo. Para garantir a eficácia das entregas, criou o conceito de “overnight package delivery”, que consiste em realizar vôos noturnos, o que significa não depender de aviões de carreira. Além disso, a FedEx foi a primeira empresa a oferecer a entrega até às 10h30 da manhã seguinte, aos sábados, garantia da devolução do dinheiro e confirmação gratuita do status do pacote, serviços que atualmente também estão disponíveis nas demais companhias.

A incessante busca por inovações se estende também ao uso pioneiro do código de barras em escala industrial, o que gerou uma revolução na cadeia logística das empresas. Por meio dessa tecnologia, a FedEx e o cliente podem monitorar o trajeto completo de todas as mercadorias transportadas pleno trajeto, mesmo depois de despachá-las, não importa em qual país o produto esteja.

Estar atento às tendências e saber quais delas seguir diferencia as empresas bem-sucedidas das demais. O avanço da Internet impulsionou o setor de entregas expressas, e por meio do comércio eletrônico a FedEx conseguiu movimentar, em dezembro de 2005, quase nove milhões de pacotes em apenas um dia. A consultoria McKinsey realizou um estudo que estima que em 2020, cerca de 80% de todos os bens que cruzam as fronteiras internacionais serão transportados por aviões, ante os atuais 20%. A projeção é baseada no crescimento do e-commerce e na importância cada vez menor das fronteiras para o comércio entre os países.

Diante desse cenário, no qual a tendência é o transporte expresso ser cada vez mais utilizado, é preciso se reinventar sempre. O exemplo dado por Fred Smith mostra que não basta ter uma idéia revolucionária. É preciso inovar constantemente para se manter no topo.

. Por: Carlos Ienne, diretor geral excecutivo para o Mercosul da FedEx Express

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