Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2020 - 08:43

OLX Brasil

Compra e venda de usados evitou emissão de 6 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em 2019. Impacto representa parar o trânsito de veículos na capital do Rio de Janeiro por 14 meses, aponta estudo encomendado pela plataforma.

O estudo Second Hand Effect, encomendado pela OLX Brasil e que analisa os efeitos positivos do comércio de bens usados, revelou que as transações feitas em 2019, por meio da plataforma, pouparam a emissão de seis milhões de toneladas de CO2e na atmosfera. O volume representa o mesmo que parar completamente o tráfego de veículos na cidade do Rio de Janeiro por 14 meses ou interromper 5,4 milhões de voos de ida e volta entre a capital fluminense e Nova Iorque, nos EUA.

Essa quantia também pode ser equiparada com a interrupção por um ano de emissão de gases poluentes por cerca de 2,3 milhões de brasileiros ou de mais de 700 mil lares no país. Esses dados comprovam que é possível contribuirmos com um mundo mais sustentável.

Nos últimos meses, desde quando se deu o isolamento social por conta do avanço do coronavírus, o meio ambiente vem apresentando melhora no índice de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, que caiu 17% em escala mundial e 25% no Brasil, segundo estudo publicado na revista Nature Climate Change**. No entanto, cientistas brasileiros acreditam que os números voltarão a piorar após a crise, já que a população retornará à rotina de antes.

— Os recursos do planeta são limitados e é responsabilidade de todos buscar formas de consumo mais sustentáveis e conscientes. Não podemos continuar consumindo do mesmo jeito e com a mesma intensidade por muito mais tempo, pois isso gera um volume excessivo de emissões de gases do efeito estufa. A compra e venda de produtos usados é uma das maneiras para diminuirmos o impacto ambiental de nosso consumo — diz Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.

Os dados apresentados pelo estudo do Second Hand Effect são baseados no princípio de que, ao adquirir um item usado ou seminovo, a compra de um produto novo é evitada, e consequentemente, as emissões associadas à sua produção também. Além disso, o item usado vendido não será descartado e as emissões de gases relacionadas à gestão de seus resíduos também serão poupadas.

— Ao prolongar a vida útil de um produto, também prolongamos a vida do planeta. A prática do desapego não só contribui com o meio ambiente, como também possibilita renda extra para quem vende e preço mais acessível para quem compra. Uma simples atitude que traz muitos benefícios para todos — completa Andries.

O Second Hand Effect — O levantamento anual foi encomendado pela OLX Brasil, desenvolvido em colaboração entre a Schibsted e a Adevinta, e executado pelo IVL Swedish Environmental Research Institute. O estudo leva em consideração estatísticas de vendas por meio da OLX Brasil, pesquisas com usuários, informações sobre o consumo de energia da operação da empresa nos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo, o consumo dos servidores e a quantidade de viagens a trabalho de carro e avião realizadas pelos funcionários.

Para realizar o cálculo, foram feitas análises do ciclo de vida dos diferentes itens comercializados na OLX, dos materiais utilizados em suas produções, do processo de manufatura e dos resíduos gerados. Todos esses dados são contabilizados em seus equivalentes em toneladas de dióxido de carbono emitidas na atmosfera.

. *CO2 equivalente — É uma medida utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um, de acordo com a Decisão 17/COP-8.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira