Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2008 - 08:45

Petrobras anuncia contratação de mais 146 novas embarcações de apoio offshore à indústria naval brasileira


Dentro do programa do Governo Federal voltado para o fomento da indústria naval até 2010 está o aumento do uso de navipeças nacionais de 65% para 85%, ampliar a bandeira brasileira na marinha mercante mundial para 1%. A consolidação empresarial e moderniação da estrutura industrial, ampliar investimento em P.D&I e qualificação profissional, criar empresas em projetos navais e fortalecer a cadeia produtiva e, estaleiros competitivos em nível internacional.

A Petrobras dá início à contratação de 146 novas embarcações para as suas atividades offshore à indústria naval brasileira. As encomendas integram o Plano de Renovação da Frota de Embarcações da Companhia e serão feitas à indústria naval brasileira ao longo dos próximos seis anos.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de lançamento, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Política de Desenvolvimento Produtivo do Governo Federal, no dia 12 de maio (segunda-feira), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

A primeira licitação prevê a contratação de 24 embarcações e já está em andamento. As demais serão feitas até 2014, com prazos contratuais de oito anos. Todas as embarcações, uma vez construídas, serão afretadas à Petrobras pelas empresas licitantes. O conteúdo nacional de toda a nova frota deverá alcançar, por contrato, entre 70% e 80%, dependendo do tipo de embarcação.

Das 146 embarcações programadas, 54 serão empregadas no manuseio de âncoras de grande porte, dez nas atividades de reboque e 64 em atividades de suprimento. Além dessas, serão contratadas 18 embarcações voltadas para operações de recolhimento de óleo exigidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para cobertura das áreas de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Além de contribuir para o desenvolvimento da indústria naval e estimular a instalação de novos estaleiros no País, o Plano de Renovação da Frota de Embarcações da Petrobras proporcionará significativo aumento da oferta de empregos, tanto durante a construção das unidades quanto depois que os barcos entrarem em operação, pois de acordo com os contratos de afretamento a serem firmados apenas brasileiros poderão tripular as embarcações.

Estima-se que durante as obras cada embarcação gerará cerca de 500 postos de trabalho, um total de 73.000 empregos. Além disso, quando a frota estiver em plena operação abrirá vaga para aproximadamente 3.800 tripulantes.

Para viabilizar as construções está sendo criado o Fundo de Garantia para Construção Naval com a finalidade garantir o risco de crédito das operações de financiamento à construção naval, realizadas pelos agentes finaceiros recenciados a operar com recurros do Fundo de Marinha Mercante -FMM.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira