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19/06/2020 - 07:42

Wilson Sons reduz em 95% taxas de acidentes na frota de rebocadores


Companhia utiliza novas tecnologias para reforçar cultura de segurança.

A inovação tem sido uma importante aliada da Wilson Sons para o sucesso de sua gestão em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). Com uma frota de 76 rebocadores, a maior do Brasil, a Companhia conseguiu reduzir em mais de 95% a taxa de acidentes com afastamentos na última década. No ano passado, esse índice foi de 0,33.

Rede social corporativa, podcasts, games, QR code e inteligência artificial são algumas das ferramentas utilizadas para reforçar as práticas de SMS na Companhia. — A inovação está na alma dos negócios da Wilson Sons. São iniciativas muitas vezes simples, mas que possibilitam resultados significativos — afirma o diretor executivo da divisão de Rebocadores, Marcio Castro.

Um exemplo é a rede social interna JAM, uma plataforma de comunicação colaborativa que conecta as oito unidades de negócios do Grupo. A área de SMS da divisão de rebocadores percebeu na ferramenta uma oportunidade para potencializar a divulgação de conteúdos relevantes de segurança, principalmente, para as tripulações que trabalham embarcadas.

Hoje a unidade conta com mais de 800 colaboradores de norte a sul da costa brasileira, sendo 567 deles marítimos. A taxa de adesão ao JAM é de 100%. — A plataforma nos deu liberdade para desenvolver produtos multimídias, mais atraentes e explicativos, além de agilizar vários processos, com a possibilidade de acesso online dos materiais — explica.

Entre as campanhas realizadas, estão concurso de vídeos (em que os próprios colaboradores mostravam práticas de SMS em suas embarcações), game com simulações de comportamentos inseguros a bordo, além do podcast “Alerta de SMS”, com relato de ocorrências e lições aprendidas. Castro destaca ainda o “QSMS compartilha”, vídeos curtos, de três minutos, que explicam de forma simples um procedimento de segurança.

No ano passado, a empresa alcançou nível máximo no grau de percepção de cultura de segurança, de acordo com pesquisa realizada em parceria com a DuPont, consultoria referência mundial no tema. Das mais de mil empresas no mundo que realizam a avaliação, apenas 50 alcançaram essa classificação.

Transformação digital — A digitalização dos processos de bordo também vem contribuindo com os resultados positivos. Hoje os comandantes fazem os registros dos — Diálogos de Segurança e Observações Comportamentais — em um sistema online. As informações ficam armazenadas na nuvem e podem ser acessadas diretamente da matriz, antes do desembarque da tripulação.

— Outra iniciativa importante foi a instalação das câmeras em pontos-chave dos rebocadores, como convés e casa de máquinas. Com as imagens das embarcações, podemos identificar possíveis desvios e corrigi-los, bem como ter mais precisão na investigação de acidentes e incidentes, outro importante pilar de nosso projeto de SMS — ressalta o executivo.

Recentemente, a empresa iniciou o uso inteligência artificial (IA) em três portos onde opera: Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Santos (SP). O software foi desenvolvido pela própria Wilson Sons, em parceria com startups, e contribui para o planejamento da manobra de forma mais ágil e com maior segurança. A meta é implantar a IA em todas as 25 localidades em que a companhia atua até o fim deste ano. Com o uso da IA, a empresa pretende também, a partir das imagens captadas pelas câmeras de bordo, identificar os desvios e condições inseguras no momento em que estão acontecendo, permitindo atuação rápida e evitando a ocorrência de acidentes e incidentes.

A empresa conta ainda com a Central de Operação de Rebocadores (COR), criada em 2012. O sistema monitora a frota 24 horas por dia. “Com a COR conseguimos planejar melhor as manobras, alocar os rebocadores mais adequados à operação, movimentar nossa frota no momento certo e com a velocidade adequada, reduzindo emissões, além de garantir que a navegação seja realizada em locais com profundidade suficiente e longe dos obstáculos nos canais dos portos onde atuamos”, finaliza.

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