Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2008 - 13:14

Sistema de monitoramento por câmeras cresce em todo o país

Os sistemas que já são sucesso na área de segurança privada vão para as regiões públicas “Brasil vira um imenso Big Brother”.

• De acordo com a ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), o mercado da segurança eletrônica no Brasil em 2007, chegou a crescimento de 15%, com movimentação financeira da ordem de US$ 1,2 bilhão;

• Mais de três milhões de imóveis comerciais e residenciais em todo o Brasil já contam com dispositivos básicos de segurança eletrônica (Para a ABESE, este número é baixo, visto que o Brasil tem 49,1 milhões, nas contas do IBGE).

• Estimativa de que, na última década, houve um crescimento no setor de 12% ao ano.

• Alguns municípios que contam com sistemas de monitoramento por imagens: Campos do Jordão – SP, Erechim – RS, Guarulhos – SP, Tangará – PR, Paulínia – SP, Cascavel – PR, Cuiabá – MT, Sumaré – SP, Santa Cruz do Sul – RS, Rondonópolis – MT, Salvador – BA, Santos – SP, Hortolândia – SP, Marimbondo – AL, Curitiba – PR, Sorocaba – SP, Campinas – SP, Vitoria – ES, Bauru – SP, Maceió – AL e Londrina – PR.

A utilização de sistemas de monitoramento com câmeras de segurança em regiões metropolitanas têm aumentado consideravelmente no país nos últimos anos. São inúmeros os municípios que já implantaram tal recurso. Desde capitais como São Paulo e Belo Horizonte até cidades litorâneas como Santos e Itanhaém. A medida tem se mostrado extremamente eficaz no combate ao crime, pois além de inibir a ação dos bandidos, auxilia a polícia no atendimento a ocorrências.

O município de Salvador instalou 110 câmeras durante o carnaval, o que gerou redução nos casos de furtos. A cidade de Santos no litoral de São Paulo divulgou redução no número de crimes e registro de ocorrências após a instalação do SIM (Sistema Informatizado de Monitoramento). Guarulhos na grande São Paulo liberou verba de 1 milhão para instalação de câmeras na região central. E a cidade de Cascavel no Paraná, já tem 4 milhões para investimentos.

Em Cuiabá, no Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, planeja a instalação de novas câmeras após bons resultados na apuração de denúncias recebidas pelo sistema já implantado. Outras cidades como Paulínia, Aracaju, Curitiba e Vitória vão expandir os sistemas que já possuem devido à eficiência comprovada.

Além de impedir a ação criminosa, os equipamentos ajudam a polícia a atender ocorrências com mais rapidez. Os bandidos passam a evitar regiões que possuem sistemas de câmeras. Entretanto, não basta tê-los instalado, é necessário pessoas qualificadas que possam operar e atuar de maneira eficiente. A tendência é que o número de municípios com sistemas de monitoramento aumente principalmente nas regiões centrais.

Francisco Ferreira, Gerente Comercial da Instalarme, empresa especializada em sistemas de segurança eletrônica, comenta a importância da instalação das Câmeras de Segurança: “Estamos assistindo constantemente na mídia os eficientes resultados das câmeras como um componente eficaz na Segurança. Estes equipamentos geralmente são usados como uma visão a mais no local e horário em que os olhos humanos não podem estar. Seja vigiando uma pessoa indefesa, imóveis, rodovias, praças, estádios, um processo e até mesmo para veículos em movimento”

Francisco afirma que: “os pontos positivos para a instalação de Câmeras são muitos. Podemos destacar a inibição de atos de vandalismo, intrusão e desordem em geral. Recomendamos sempre que as Câmeras sejam dotadas de sistemas de gravação para dirimir dúvidas. As imagens podem ser fortes aliadas na incriminação ou para inocentar pessoas em casos de dúvidas, confirmando a cada vez mais a tese de que mais vale uma imagem do que mil palavras. A lei já permite e as delegacias vem utilizando as imagens transmitidas pelas câmeras para audiências”.

Perfil da Instalarme - A Instalarme, tradicional empresa de monitoramento 24 horas e segurança eletrônica do mercado brasileiro, está presente há mais de 30 anos no País.

A empresa iniciou suas atividades com a fabricação, manutenção e instalação de equipamentos elétricos e eletrônicos, desenvolvendo novas tecnologias, produtos e serviços para a segurança e monitoramento de imóveis à distância.

Destaca-se como líder absoluta em monitoramento 24 horas de agências bancárias e caixas eletrônicos – um dos setores mais críticos da área de segurança. Também atende os setores: residencial, empresarial e comercial, trazendo para estas áreas toda a eficiência que a conduziu à liderança em monitoramento de agências e postos bancários do país. | www.instalarme.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira