Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2020 - 08:54

Demanda por Smart Lockers cresce 30% na logística do e-commerce, diz Compre&Confie/ABcomm

O e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos cinco primeiros meses de 2020 em comparação com igual período do ano passado, segundo pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Embora o valor do tíquete médio tenha caído 5,4% — de R$ 420,78 para R$ 398,03 —, o aumento do faturamento foi possível porque houve crescimento de 65,7% no número de pedidos, de 63,4 milhões para 105,06 milhões.

Mesmo com os resultados positivos, o e-commerce enfrenta alguns entraves logísticos e custos ainda altos para a entrega de mercadorias, até a porta do cliente. Uma das estratégias que está sendo utilizada pelo mercado para reduzir custos com transporte e o tempo da entrega, é a locação dos Smart Lockers —terminais inteligentes de autoatendimento— , que estão sendo muito procurados pelas grandes redes do varejo que possuem e-commerce. — Nos últimos meses, a procura por esse tipo de solução aumentou 30% e estamos com expectativas ainda mais positivas de crescimento para o segundo semestre — afirma Michele Dim D’Ippolito, CEO e co-fundador da Unlog, startup logtech focada em transformar espaços ociosos, como garagens e estacionamentos de shoppings, em hubs de apoio à logística.

Hoje, os Smart Lockers são muito utilizados pelo setor de e-commerce para o modelo “Pickup and Dropoff points” (PUDOs), que em português significa, “pontos de retirada” em locais estratégicos para que o consumidor retire sua mercadoria com mais rapidez e facilidade.

Desafios do e-commerce — Com o apoio da Unlog, os Smart Lockers já fazem parte dos processos de crossdocking da Ambev no Rio de Janeiro. Com isso, a empresa busca mais velocidade em seus processos com os canais de interação com o consumidor final. Já a Farma Delivery, líder no segmento de e-commerce de medicamentos do Brasil, vem implementando desde março, o Unpod no modelo pick-up point (pontos de retirada) para o consumidor final facilitando seu dia a dia.

Os Smart Lockers são unidades modulares que possuem vários compartimentos para acomodar diferentes tamanhos de mercadorias, acessíveis 24 horas por dia, conforme necessidade da logística. Isso resolve grandes desafios da indústria varejista, pois muitas vezes, o consumidor efetua a compra online, mas nunca recebe os produtos, o que gera uma demanda e custos adicionais para toda a cadeia. Em relação às transportadoras, que trabalham por exemplo com pedidos menores, os smart lockers podem economizar tempo e dinheiro no deslocamento, pois servem como um ponto de consolidação de entregas. Já para o consumidor final, as vantagens são inúmeras, assim como melhores preços no frete e liberdade para buscar o pedido a qualquer momento.

A Unlog — Criada em julho de 2019, a Unlog é uma startup logtech focada em reinventar a utilização das garagens, transformando-as em mini-centros de distribuição. Com sede em São Paulo, o capital da empresa é 100% nacional. Até o final do ano de 2020, a previsão é de operar ao menos 30 Undocks e 50 Unpods. Além do Unpod e Undock, a startup de Logtech ainda oferece soluções para otimizar o uso do estacionamento. Batizado de Unpark, a ideia é ofertar uma plataforma de assinatura de estacionamento, lastreada no conceito "milk run" que remete à corrida do leiteiro, quando o entregador tinha que ir de casa em casa, e deixar na porta a garrafinha do de leite cheio. | www.unlog.site

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira