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25/06/2020 - 09:28

"Ser igual ao mercado, ser diferente ou ser único?"


Ser igual ao mercado, ser diferente ou ser único? É uma dúvida que paira sobre gestores e líderes quando se trata do seu negócio e dos próximos passos a serem tomados. No entanto, ao decorrer da minha trajetória profissional, percebi que qualquer uma das opções escolhidas para o seu negócio é válida.

Existem empresas que são iguais à maioria que atua no seu ramo de atividade. São empresas normais que realizam as boas práticas. Essas empresas possuem uma tendência menor ao erro por aplicarem os mesmos métodos e estratégias. No entanto, elas também são empresas que possuem menos chances de serem identificadas e reconhecidas por uma característica forte e marcante pelos seus clientes. Por serem genéricas, elas acabam por se tornar apenas mais uma atuante no seu nicho de mercado.

Existem também as empresas diferentes, que apostam em conceitos e estratégias que fogem do convencional para o seu negócio. Essas empresas não deixam de ter como base o padrão, mas possuem algo que as diferencia dentro do seu nicho de atuação, algo que se destaca dentro dos serviços prestados. Para ser gestor de empresas diferentes, é preciso pensar fora da caixa e tentar sempre buscar soluções diferenciadas, além de sempre estar preparado para o erro. Porque, por ser diferente, a chance de errar é muito maior comparada às empresas padrão.

Por fim, existem as empresas únicas. As empresas únicas são aquelas que geralmente saem na frente e lançam tendências. Possuem maior chance de erro, mas também têm maior probabilidade de serem reconhecidas pelos seus clientes por terem um diferencial especial relacionado à gestão da empresa. Essas empresas geram um valor maior, podendo então cobrar um preço superior. Liderar empresas únicas requer bastante atenção e dá muito mais trabalho, porque elas precisam se reinventar com mais frequência ao compará-las com as outras empresas.

Quando uma empresa única lança algo diferente que tem uma adesão grande por parte dos seus clientes, rapidamente ela é copiada por outros negócios, e então ela passa a ser apenas diferente, não mais única. No entanto, o que torna uma empresa única é quando ela se renova e traz algo excepcional sempre, quando se reinventar está enraizado na sua essência. Essa singularidade pode ser reconhecida no atendimento, na forma de agradecer e de se preocupar, no momento de iniciar ou terminar um serviço, no momento da comunicação ou até mesmo na relação com os clientes.

Independentemente do tipo de empresa que você lidera ou até mesmo do tipo de negócio que você almeja se tornar, o mais importante é inserir a sua essência nas suas ações. Inspire seus colaboradores e clientes, defina suas metas e trabalhe em cima delas. Invista na sua relação com os clientes e se questione sempre. Quando você se questiona, por mais que você não consiga se tornar único, você já se torna diferente. E ser diferente da maioria é bom, porque demonstra a preocupação de você se especializar, de sempre se reinventar, buscar novos métodos e formas para satisfazer cada vez mais o seu cliente, que é a sua prioridade.

. Por: Rodrigo Alvite, que tem uma bagagem de 26 anos na hotelaria, tendo desenvolvido o amor pelo atendimento ao cliente. Tem o objetivo de quebrar paradigmas a respeito de vendas e atendimento, provando que, ao fazer o óbvio, consegue-se ter resultados. Alvite faz isso através de muitas histórias e cases de sucesso com um toque de humor, porque a vida pode ser mais leve.

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