Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2008 - 13:31

1º Conferência Pan-Americana de Talassemia no Rio de Janeiro

O evento será realizado de 30 de maio a 1º de junho, no Hotel Windsor Barra da Tijuca, e contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

Uma das palestras a ser apresentadas na Conferência que trata da anemia hereditária causada pelo mau funcionamento da medula óssea abordará o tema “Transplante de medula óssea (TMO) para portadores de talassemia major: quando deve e quando não deve ser recomendado”, com a opinião dos palestrantes sobre os aspectos científicos, médicos e éticos para a indicação ou contra-indicação do TMO para pacientes portadores de talassemia major, o tipo mais grave da doença.

A discussão será liderada pela especialista italiana, Caterina Borgna-Pignatti, da Clínica Pediátrica da Universidade de Ferrara e o médico americano Bertram Lubin, do Instituto de Pesquisa do Hospital Pediátrico de Oakland (EUA). A especialista paranaense Carmem Bonfim, Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná será a moderadora do painel.

O tema é polêmico. A talassemia é uma doença que pode ser tratada com células-tronco originadas de transplante de medula óssea ou de sangue de cordão umbilical, desde que haja compatibilidade entre o doador e o receptor, e que este seja jovem e não apresente complicações decorrentes de um tratamento inadequado.

Para Pignatti, a terapia convencional para a talassemia tem se desenvolvido significativamente nos últimos anos e não representa a doença mortal que costumava ser. A médica italiana lembra que o transplante de medula óssea tornou-se alternativa, desde que haja precauções. “O TMO é um grande avanço no tratamento de portadores de talassemia major, porém, para pacientes que não possuam irmão/irmã compatível, ou que apresentem complicações cardíacas por sobrecarga de ferro, o melhor tratamento ainda é a terapia convencional. Especialmente agora que novos quelantes de ferro, mais efetivos para o coração, estão disponíveis".

1º Conferência Pan-Americana de Talassemia, de 30 de maio a 1º de junho, no Hotel Windsor - Avenida Sernambetiba, 2630 – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro – RJ. Inscrições e informações: www.abrasta.org.br

Talassemia - Anemia hereditária que faz com que o portador produza glóbulos vermelhos menores e com menor capacidade de transportar oxigênio aos tecidos. Para corrigir essa falha, o paciente com talassemia major, forma mais grave da doença, precisa de transfusões de sangue a cada 20 dias, durante toda a vida. Porém, as transfusões contínuas causam no organismo acúmulo de ferro, que precisa ser retirado por meio de um procedimento chamado de terapia quelante.

Abrasta - Fundada em seis de agosto de 1982 por um grupo de pais de portadores de talassemia, a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta ) é uma entidade beneficente sem fins lucrativos. Divulgar a doença, proporcionar tratamento adequado, dar suporte às famílias após o diagnóstico e incentivar a adesão de doadores de sangue são os seus principais objetivos.

Por meio dessas ações, a entidade busca apoio dos profissionais da saúde, visando ao diagnóstico precoce e à conscientização dos casais sobre a doença e o planejamento familiar. Em paralelo, os pacientes recebem indicação e encaminhamento ao tratamento ideal, incluindo auxílio para que exames de acompanhamento sejam feitos regularmente (ultra-sonografia, densitometria óssea, ecocardiograma e medição de ferro, açúcar e hormônios, dentre outros).

Para alcançar as metas estabelecidas, a entidade promove anualmente a Conferência Internacional de Talassemia e outros eventos, como Jornadas de Talassemia regionais e workshops, que contribuem para a atualização de médicos e profissionais da saúde e informam os pacientes sobre avanços no tratamento. Além disso, a Abrasta participa de outros eventos, nacionais e internacionais, ligados à talassemia, com o objetivo de colher e disseminar novidades.

A Abrasta possui um comitê científico formado por renomados especialistas de todo o país, que se reúnem a cada dois meses para trocar experiências, discutir e acompanhar os projetos da associação, visando a avanços no tratamento. Esses profissionais também colaboram com a entidade para a organização dos eventos, sugerindo temas e proferindo palestras. | www.abrasta.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira