Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2008 - 13:39

Bernardo Pitanguy expõe na Rodin Galeria de Arte


A Rodin Galeria de Arte inaugura a exposição Luzes e Cores, com obras do artista plástico Bernardo Pitanguy. Com cores fortes e vibrantes, os trabalhos são todos inéditos no Rio de Janeiro e começaram a ser produzidos em 2004. Serão apresentados 14 óleos sobre tela, sob curadoria de Alexandre Guimarães.

Bernardo já expôs no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e participou da mostra coletiva Coleção Chateaubriand, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), ambas em 2006. Além da exposição na Rodin Galeria de Arte, acaba de voltar do sul do país, onde inaugurou recentemente, no Teatro Municipal de Criciúma (SC), uma exposição com 25 telas. Em março deste ano, expôs na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná.

Optando na pintura por uma linguagem abstrata, mas ao mesmo tempo deixando-se conduzir por algumas imagens que se justapõem, sua pintura procura transmitir principalmente vida. O trabalho do artista é repleto de simbologias e traços que dão movimento aos quadros. “Minha obra não é estática, ela pretende estar sempre em movimento, tendo diferentes interpretações de acordo com a pessoa que a vê. Existe uma interatividade entre o observador e a arte”, explica Bernardo.

Apesar de sua obra ter influências abstratas e surrealistas, o pintor não se preocupa com comparações, seu compromisso é apenas o de fazer um trabalho que desperte uma reflexão em quem o vê. Para tal, ele utiliza uma linguagem repleta de símbolos, onde apenas sugere algo e deixa que a pessoa determine o seu significado. “Acho importante dar uma referência para o observador, para que ele possa se energizar e encontrar o seu ponto de equilíbrio. Os movimentos desencadeados pelas cores fortes, trazem uma energia diferente para cada pessoa”, diz.

O misticismo cheio de significados se faz presente na obra de Bernardo Pitanguy. Ele concorda com Cézanne, quando este proclamava "a arte nos coloca em estado de graça". Com isso, procura conduzir sua pintura a um patamar mais elevado do que simplesmente mais uma obra de arte. Pois é trabalhando, e muito, na pintura e no desenho, que o artista procura elevar-se a esse estado de graça, uma meta que dá ao seu trabalho espontaneidade e vivacidade coerentes com seus próprios ideais.

Perfil do artista - Bernardo Pitanguy iniciou seus estudos aos 7 anos de idade, quando passou a se interessar por lápis de cor, pincéis, respectivos suportes, sob o estímulo da pintora Mara Vasconcelos. Sua formação escolar foi toda na Suiça, onde consolidou seus valores humanísticos.

O artista representa, na nova geração de pintores, o fruto de um amadurecimento no qual a procura da harmonia com a natureza e a sensibilidade artística são uma constante.

Exposição Luzes e Cores, de Bernardo Pitanguy, de 16 de maio a 08 de junho, Rodin Galeria de Arte, Shopping Cassino Atlântico - Av. Atlântica, 4240 - lj. 223 – Cpacabana – Rio de Janeiro (RJ). Entrada Franca

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira