Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2008 - 13:56

Cedae inaugura nova elevatória de esgotos do Jardim Botânico


Cerca de 5 milhões de litros por dia deixarão de ser despejados na Lagoa Rodrigo de Freitas.

A Nova Cedae inaugurou no dia 12 de maio (segunda-feira), a nova Elevatória de Esgotos do Jardim Botânico. A inauguração faz parte do Programa de Modernização das Elevatórias da Zona Sul, que recentemente entregou a de Saturnino de Brito, em Copacabana, e que em breve estará inaugurando as Elevatórias Farme de Amoedo e Cantagalo. A modernização da elevatória entregue hoje beneficia diretamente cerca de 20 mil moradores da região. O evento contou com as presenças do secretário do Ambiente, Carlos Minc, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilson Pitta, e do presidente da Nova Cedae, Wagner Victer. 

- Com a modernização concluída, a elevatória do Jardim Botânico vai operar com maior segurança operacional, reduzindo os riscos de acidentes e trazendo maior proteção ambiental à Lagoa Rodrigo de Freitas. Afinal, com o novo conjunto de bombas, que transportará o esgoto dos bairros do Jardim Botânico e do Horto, cerca de 5 milhões de litros por dia deixarão de ser despejados na Lagoa, sendo lançados no Emissário Submarino de Ipanema – afirmou o Victer.

Durante a reforma da elevatória, foi instalado um novo sistema de bombeamento, que compreende três grupos moto-bombas de 40 cv, sendo dois submersíveis e um convencional, que trará uma redução dos custos de manutenção, operação e economia de energia elétrica. Além disso, o painel elétrico, que opera as bombas, foi totalmente reformado e modernizado. Todo o sistema elétrico foi refeito, além da reforma das instalações da elevatória, que não fica aparente à população, pois foi toda construída no subterrâneo.

Para o secretário Carlos Minc, “os benefícios ao ecossistema da Lagoa Rodrigo de Freitas com a inauguração das Elevatórias Saturnino de Brito, Jardim Botânico, Farme de Amoedo e Cantagalo   serão enormes, pois com a reforma e modernização todas as elevatórias vão operar com mais segurança, reduzindo os riscos ambientais”.

A reforma da Elevatória Jardim Botânico está convergente com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) da Lagoa, onde foram estabelecidos um conjunto de ações para a melhoria das condições do esgotamento sanitário da região, e contou com recursos do FECAM  (Fundo Estadual de Conservação Ambiental) e do FES (Fundo Estadual de Saúde). | * Veja mais informações no banner da Cedae lincado neste Canal e em Empresas & Negócios.

 

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira