Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2020 - 08:32

"O que não é resolvido na mente pode se refletir em doença no corpo físico"


O corpo e a mente não foram feitos para carregar sentimentos ruins e, quando eles acabam acumulados, o corpo encontra formas de manifestar os problemas — dando origem às doenças, pois o que não é resolvido mentalmente pode afetar o corpo físico. Sabemos, portanto, que um dos principais motivos que podem desencadear doenças físicas é o quanto o indivíduo está vulnerável e desprotegido. O medo, tristeza, frustrações, culpa, raiva, mágoa, e sentimento de rejeição podem nos deixar mais sobrecarregados emocionalmente.

Estudos comprovam que todas as doenças são originadas pelas emoções e sentimentos em desequilíbrio. Os sentimentos e emoções negativas podem alterar a produção de hormônios e fazer com que o cérebro produza uma série de substâncias que irão desestabilizar o funcionamento do corpo, gerando doenças físicas e psicológicas. Por isso, é comum vermos pessoas sentindo dores físicas quando estão passando por algum problema. Fato é que os problemas de saúde são manifestações do inconsciente, que está sinalizando situações mal resolvidas, emoções em deficiência ou excesso, resistência às mudanças ou padrões limitantes de comportamento.

Pare e faça uma reflexão sobre o que você está alimentando ou consumindo de emoções. Se está alimentando muitos sentimentos negativos em relação à sua vida, talvez seja a hora de fazer uma revisão antes que o corpo se manifeste por meio de doenças. A falta de consciência e de ação pode piorar ainda mais as coisas, uma vez que dar força a esses sentimentos pode fazer com que eles acabem se tornando uma constante em sua vida. A literatura da saúde mental destaca a correlação das doenças do corpo com as queixas emocionais. Os profissionais especialistas nesta área buscam perceber e trabalhar investigando a psicossomática baseadas nos sintomas físicos relatados. Listo abaixo alguns exemplos que podem demonstrar causas emocionais que sugerem uma ligação com algumas doenças:

Amigdalite: emoções reprimidas, criatividade sufocada;
Anorexia: ódio extremo de si mesmo;
Apendicite: medo da vida, bloqueio do fluxo de coisas positivas;
Arteriosclerose: resistência em ver o bem;
Asma: sentimento contido e choro reprimido;
Bronquite: ambiente familiar “inflamado”, com muitos gritos e discussões;
Câncer: mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo;
Colesterol: medo de aceitar alegria;
Derrame: resistência, rejeição à vida;
Diabetes: tristeza profunda (vida sem doçura);
Diarreia: medo, rejeição, fuga (eliminar o que está ruim por dentro);
Dor de cabeça: autocrítica, falta de autovalorização;
Enxaqueca: medos sexuais, raiva reprimida, excesso de perfeccionismo;
Fibromas: alimentar mágoas causadas pelo parceiro;
Frigidez: medo e negação do prazer;
Gastrite: incerteza profunda e ideias mal digeridas;
Hemorroidas: medo de prazos determinados, raiva reprimida, excesso de perfeccionismo;
Hepatite: raiva, ódio e resistência às mudanças;
Insônia: medo e culpa;
Labirintite: medo de não estar no controle;
Meningite: tumulto interior e falta de apoio;
Nódulo: ressentimento, frustração, ego ferido;
Problemas de pele (acne): individualidade ameaçada, falta de aceitação de si mesmo;
Pneumonia: desespero, cansaço da vida;
Pressão alta: problema emocionalmente duradouro e não resolvido;
Prisão de ventre: problemas passados não resolvidos, medo de não ter dinheiro suficiente;
Problemas nos pulmões: medo de absorver a vida;
Quistos: alimentar mágoa, falsa evolução;
Resfriados: confusão mental, desordem, mágoas;
Reumatismo: sentir-se vítima, falta de amor e amargura;
Rinite alérgica: congestão emocional, culpa e mania de perseguição;
Problemas renais: crítica, desapontamento e fracasso;
Ronco: teimosia e apego ao passado;
Sinusite: irritação com pessoas próximas;
Problemas na tireoide: humilhação;
Úlceras: medo e crença de não ser bom o bastante;
Varizes: desencorajamento e sensação de estar sobrecarregado.

Enfim, aprender a cuidar das emoções e buscar uma vida mais saudável e com equilíbrio é, certamente, a chave para a solução de muitas doenças que são geradas pelos transtornos emocionais. Preencher os seus vazios e buscar o autoconhecimento traz a eficácia desta prevenção. Tudo está dentro de nós, só precisamos aprender a cuidar dos pensamentos que produzimos. A negatividade não pode dominar o seu ritmo de vida. Por isso, produza positividade e aprenda a compreender seu vazio, seus medos e suas faltas. Desta maneira fica mais fácil controlar os sentimentos e prevenir doenças do corpo que possuem um caráter oportunista, pois se aproveitam da vulnerabilidade emocional do indivíduo para se instalar e gerar o desconforto. Evite ser surpreendido com doenças físicas que podem debilitar ainda mais. A psicanálise já diz: Tudo o que não se resolve na mente, pode se refletir no corpo físico. E é a mais pura verdade. Devemos trabalhar nossas emoções e sentimentos, usando a nossa inteligência emocional para nos libertar do que faz adoecer.

. Por: Dra. Andréa Ladislau, Psicanalista, Doutora em Psicanálise, Membro da Academia Fluminense de Letras - cadeira de numero 15 de Ciências Sociais, Administradora Hospitalar e Gestão em Saúde, Pós Graduada em Psicopedagogia e Inclusão Social, Professora na Graduação em Psicanálise, Embaixadora e Diplomata In The World Academy of Human Sciences US Ambassador In Niterói, Membro do Conselho de Comissão de Ética e Acompanhamento, Profissional do Instituto Miesperanza, Professora Associada no Instituto Universitário de Pesquisa em Psicanálise da Universidade Católica de Sanctae Mariae do Congo, Professora Associada do Departamento de Psicanálise du Saint, Peter and Saint Paul Lutheran Institute au Canada, situado em souhaites.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira