Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2008 - 14:00

Governo deixará de arrecadar R$ 21,4 bilhões até 2011 com política industrial, calcula Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou no dia 12 de maio (seguanda-feira), no Rio de Janeiro, que o volume total da renúncia fiscal até 2011, com a criação da política de desenvolvimento produtivo pelo governo federal, será de R$ 21,4 bilhões.

Segundo ele, “o conjunto de medidas dessa política, que abrangerá pelo menos 24 setores da economia, é ousado e ambicioso, mas realista e em condições de ser implantado”.

Mantega também anunciou a criação do Fundo Soberano Brasileiro para apoiar a internacionalização das atividades brasileiras no exterior.

Segundo ele, esse fundo será formado prioritariamente por recursos orçamentários. As declarações do ministro foram feitas durante a cerimônia de lançamento da Política Inovar e Investir para Sustentar o Crescimento, no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de governadores e empresários.

A política compreende quatro metas principais: a primeira é elevar o investimento direto na economia para 21% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. No ano passado, o índice foi de 17,6%. A segunda é estimular a inovação no setor industrial para aumentar os investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento para 0,65% do PIB nos próximos dois anos.

Outra meta é ampliar a participação brasileira nas exportações mundiais para 1,5% do comércio mundial no último ano da gestão Lula. E, a quarta meta é o incentivo para elevar em cerca de 10% o número de micro e pequenas empresas exportadoras brasileiras.| Por: Thaís Leitão/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira