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13/05/2008 - 14:27

Dirigentes da R.EPENSE se associam ao Reputation Institute e representante embarca para a China em primeiro intercâmbio sobre reputação


Parceria permitirá aos empresários e aos clientes que atendem na R.EPENSE acesso privilegiado a informações e processos sobre reputação de marcas em todo o mundo.

São Paulo – Os sócios da R.EPENSE, Otavio Dias e Luna Gutierres, acabam de se associar ao Reputation Institute, instituto pioneiro e líder global na área de gestão de reputação corporativa, que possui uma rede global de profissionais e acadêmicos dedicados a desenvolver e disseminar o conhecimento nessa área, com atuação em 20 países e 7 escritórios no mundo. Inspirada nas hotshops internacionais, a R.EPENSE, agência de comunicação independente, tem sedes em São Paulo e Rio de Janeiro e atende a 22 clientes.

Esta associação está em linha com a filosofia de trabalho da agência, que propõe ao mercado anunciante o “repensar” da comunicação em todos os sentidos, ao desenvolver planejamentos comprometidos com a experiência e a reputação das marcas junto à sociedade, ao indivíduo e a todos os públicos com que se relacionam. “Com esta parceria, teremos acesso a estudos e métricas elaboradas por um time global de acadêmicos, com enfoque em reputação de marcas. Para os clientes que atendemos na R.EPENSE, esta é a oportunidade de desenvolvermos planejamentos alinhados com o que existe de mais atual e consistente em termos de reputação de marcas”, adianta Otavio Dias, presidente da R.EPENSE.

O primeiro intercâmbio entre os empresários e o instituto ocorrerá no próximo dia 22 de maio, quando Luna Gutierres, sócia, vice-presidente de atendimento e planejamento e gerente-geral da R.EPENSE, embarcará para Beijing, na China, como uma das poucas brasileiras que acompanhará a 12ª International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness, considerado um dos mais importantes eventos do setor e que, anualmente, reúne acadêmicos, empresários, gestores de comunicação do mundo inteiro.

Promovido pelo Reputation Institute, o evento ocorrerá pela primeira vez na China e garantirá, aos seus participantes, uma imersão aos estudos teóricos e práticos relacionados à construção de marcas, reputação e competitividade global, bem como o intercâmbio de experiências entre culturas corporativas de cerca de 20 países. Gutierres terá a oportunidade de acompanhar seminários, manter relacionamento direto com empresários, acadêmicos e representantes do governo da China e de outros 20 países. A executiva também realizará um “Study Tour” visitando empresas na China que têm se destacado pela utilização das melhores práticas em termos de reputação corporativa, entre elas China Citic Bank.

Para Luna Gutierres, esta imersão permitirá aprofundar conhecimentos em relação aos negócios que estão despontando na China e, sobretudo, trazer para o Brasil os melhores cases de governança e reputação corporativa. “O tema é bastante pertinente e coincide com o momento em que as empresas buscam caminhos para garantir a sustentabilidade de suas estratégias de negócios. Assim que retornar ao Brasil, compartilharei este conhecimento com os clientes hoje atendidos pela R.EPENSE”, adianta Gutierres.

R.EPENSE Comunicação - Inspirada nas hotshops internacionais, a R.EPENSE foi idealizada por Otavio Dias em dezembro de 2006. Com sedes em São Paulo (Vila Madalena) e Rio de Janeiro (Gávea), a R.EPENSE Comunicação é uma agência independente, com imparcialidade disciplinar, e voltada para toda e qualquer manifestação das marcas. Sua filosofia está baseada no “repensar” da comunicação em todos os sentidos, ao desenvolver planejamentos verdadeiramente comprometidos com a experiência e a reputação das marcas junto à sociedade, ao indivíduo e a todos os públicos com que se relacionam. Seus “r.epensadores” atuam frente às principais disciplinas e ferramentas da comunicação, tais como propaganda, marketing direto e de relacionamento, internet, design e marketing promocional.

Seu corpo diretor é formado pelos líderes Otavio Dias (idealizador e presidente), Luna Gutierres (sócia, vice-presidente de atendimento e planejamento e gerente geral), Pio Borges (Conselheiro e Consultor Estratégico), Marco Antonio Almeida (vice-presidente de criação SP), Flávia Paranhos (vice-presidente de criação RJ e diretora-geral) e Vivian Fasca (diretora de atendimento e planejamento RJ).

Com um ano e três meses de atividades, atende 22 clientes: Action Aid, Banco Itaú, Bob’s, Boehringer, Cultura Inglesa, Cremer, Editora Campus-Elsevier, Electrolux, Estácio Participações, Fundação Abrinq, Fundação Dom Cabral (FDC), Fundo Cristão para Crianças, Grupo Multiplan, HSM, Microsoft, Nasha Cosméticos (Phytoervas), Oi, Onduline, Organon, Unimed RJ, WWF-Brasil e Xuxa Produções.

Reputation Institute - Em meados de 1997, quando o Reputation Institute foi criado, as empresas focavam os trabalhos de marca pelo entendimento e fortalecimento de seus conceitos de “identidade” com o intuito de comunicar de forma mais clara e transparente com seus stakeholders. Valorizavam-se trabalhos de design de marcas, logomarcas fortes e campanhas que ajudavam a diferenciar e a tornar as empresas percebidas como únicas e especiais. Esse processo, de criação e valorização de uma “marca corporativa”, foi e é até os dias de hoje uma maneira de as empresas articularem um posicionamento estratégico. No entanto, o que se constatou é que grande parte deste processo ficou centrado no mito do “sugar coating”, sem estabelecer coerência e consistência com a realidade das organizações. Ou seja, o valor prometido pelas marcas não se cristalizou por duas razões principais: (1) falhas na integração das iniciativas de comunicação e (2) falhas no reconhecimento de que a criação de uma marca corporativa valiosa requer alimentação contínua e escuta ativa dos grupos formadores de opinião.

Com esta constatação, um grupo de estudiosos concluiu que empresas de grande visibilidade, geralmente, geram altas expectativas junto a seus stakeholders, mas nem sempre as expectativas encontram ressonância na realidade. Ou seja, há uma quebra entre o que se promete aos stakeholders e o que é real. Este é o caso, por exemplo, do setor de telefonia, cujas empresas atuantes têm marcas fortes, modernas e arrojadas. Porém, a reputação do setor caminha no sentido contrário, com a percepção de que os serviços deixam muito a desejar, de que os clientes não são respeitados, de que a relação da empresa se estabelece na conquista de mercado a qualquer custo, dentre outras questões de impacto na reputação.

Como é possível então equilibrar estas percepções, mensurar e monitorar a reputação? Foi com o objetivo de responder a esta e outras indagações, fomentar o conhecimento sobre reputação e ajudar empresas a criar valor a partir desse ativo que o professor norte-americano Charles Fombrun e o professor holandês Cees van Riel fundaram o Reputation Institute (RI) em 1997. Líder global na área de gestão de reputação corporativa e conecta uma rede global de profissionais e acadêmicos dedicados a desenvolver e disseminar o conhecimento nessa área,o RI está presente em mais de 20 países, com escritórios próprios em 7 deles, entre eles o Brasil (Belo Horizonte), e atua em três linhas básicas: RI Conhecimento (analisa e compartilha informações sobre reputação por meio de conferências e publicações, tal como o estudo anual Global RepTrak™ Pulse), RI Network (mantém uma plataforma de membros dedicados à disseminação do conhecimento – no Brasil, fazem parte deste grupo representantes da Algar, ArcelorMittal, Cemig, Gerdau, Holcim, Itaú, Petrobras, Vale e Telefônica) e RI Consultoria e Pesquisa (oferece consultoria e pesquisa sob medida às empresas, o RI quebra as fronteiras do Marketing, Relações Públicas, Relações com Investidores, Comunicação Corporativa, Relações Institucionais, Recursos Humanos, atuando de forma a alinhar diversas disciplinas e funções).

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