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14/07/2020 - 08:29

GreenYellow na área logística

Atuação que permitirá até 45% de redução no consumo de energia em centro de distribuição. O projeto de eficiência energética implementado em empresa no interior do estado de São Paulo tem previsão de economia de mais de 6.000MWh no período de um ano.

A GreenYellow, com cinco anos de atuação no mercado brasileiro de energia solar e gestão energética atua não somente junto aos segmentos de varejo e de serviço, mas também de logística, que demanda um alto nível de eficiência na operação. Neste setor, a companhia realizou, em 2019, um projeto de eficiência energética no centro de distribuição de uma empresa responsável por redes de lojas varejistas, físicas e online, que mede mais de 306 mil m², equivalente a mais de 30 campos de futebol.

As melhorias realizadas no CD localizado no interior de São Paulo visaram a redução de consumo de energia no local, e incluíram a automação do sistema e retrofit na iluminação, adequação dos níveis de iluminância, de acordo com a norma ISO 8995-1, bem como algumas alterações de layout. Por exemplo, foram instaladas luminárias mais modernas e projetores de LED no lugar dos existentes anteriormente, que eram nos modelos de Vapor Metálico e Fluorescente Tubular. — Substituímos 6,7 mil lâmpadas e 3,8 mil luminárias nesse processo, o que vai possibilitar uma economia de, aproximadamente, 6,5 mil MWh por ano, ou seja, 65% na carga de iluminação instalada e 45% no consumo total ao cliente. A GreenYellow investiu aproximadamente R$ 6 milhões no projeto — afirma Pierre-Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow no Brasil.

Uma das maiores preocupações do cliente era que as mudanças a serem realizadas pudessem afetar a dinâmica da operação, principalmente nos meses de outubro e novembro, por causa da intensificação do trabalho em virtude da Black Friday. — O processo de implementação do projeto durou de julho até meados de dezembro, conforme estava previsto. Por esse motivo, teve início nas áreas onde a rotina, alguns meses depois, seria mais afetada por causa do período mais agitado para a equipe. Tivemos o cuidado de causar o menor impacto possível nesse processo — explica Morgue.

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