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15/07/2020 - 08:30

Riachuelo e Free Free impactam mais de 100 mil pessoas

Em projetos sociais que completa um ano.

Por acreditarem em uma moda plural, inclusiva e com respeito à diversidade. A união das instituições segue com propósito de mostrar que a moda transforma vidas.

A parceria entre a Riachuelo e o Free Free completa um ano e endossa o propósito de que a moda, quando vista como roupagem e não tendência, se torna um preponderante agente transformador da sociedade. Desde o início de 2019, quando as instituições se uniram, foram criadas e desenvolvidas iniciativas que já impactaram mais de 100 mil pessoas e atenderam mais de cinco mil mulheres em workshops, palestras e projetos sociais.

Uma das frentes é o projeto de Upcycling, em que roupas e materiais de refugo ganham um novo significado nas mãos de mais de 200 artesãs brasileiras localizadas em 10 comunidades. Após o processo, as peças são vendidas, geram renda familiar e movimentam a economia local. No último ano, a Riachuelo doou mais de 12 mil peças para essa atividade e, em 2020, uma tonelada de tecidos foi disponibilizada para confecção de máscaras de proteção. "O Free Free leva liberdade física, saúde emocional e financeira para mulheres através da moda", explica a fundadora do movimento, Yasmine Sterea.

Para transformar e trabalhar por uma moda que inclui e não exclui, a Riachuelo reafirma o compromisso da companhia em manter uma agenda ativa de iniciativas propositivas que agem, de dentro para fora, por uma sociedade com menos desigualdade. "A Riachuelo e o Free Free compartilham dos mesmos valores, acreditamos em uma moda plural, inclusiva e com respeito à diversidade. Nossa união, em 2019, faz parte dessa sede por transformação que começa pelo reforço de nossas políticas internas e permeia por toda nossa cadeia. O mundo pede por mudanças e estamos abertos e prontos para ela", conta Marcella Kanner, Head de Comunicação Corporativa e Marca da Riachuelo.

Outro foco da parceria, nos últimos anos, é dar luz a pluralidade e ter, de fato, representatividade em todas as esferas de atuação da companhia. Foram dezenas de ações desenvolvidas entre campanhas, desfiles e workshops que junto com personalidades dão voz ao movimento. Exemplo disso foram os dançarinos de voguing na campanha de carnaval, as ilustradoras que expressaram na arte a beleza que há em ser diferente na collab com peças plus size e as rodas de conversas com depoimentos de quem teve a vida transformada pela moda.

Em 2020, a Riachuelo e o Free Free fortalecem a parceria, lançam uma nova coleção de autoexpressão e mantém o compromisso de ampliar ainda mais a agenda com iniciativas de impacto social. "Por um mundo com menos desigualdade social, de gênero e racial. Vamos em frente com amor, com coragem, conexão e criatividade e sabemos que podemos transformar juntos e trabalhar por uma moda diversa, uma moda que cura, uma moda que faz a diferença no mundo", completa Yasmine.

Vidas Transformadas — Dede o início do projeto, Riachuelo e Free Free se uniram para mostrar que a moda transforma vidas seja pela autoestima, seja pela oportunidade de trabalho. "Somos movidos pela moda que transforma e nossa união com o Free Free reflete a forma como queremos fazer parte desse processo de ressignificação da indústria e da sociedade", afirma Marcella Kanner.

Ações sociais, workshops e palestras já respaldaram diretamente 5 mil mulheres brasileiras como é o caso da Thelma Dias do Vale. "Com o Free Free, aprendi que a roupa é a nossa segunda pele. Eu nunca tinha parado para pensar nisso, no que a roupa representava. Ali eu consegui força e garra, tive vontade de cuidar de mim, de me defender. Eu não sei explicar, mas foi a minha transformação! A partir daquele momento, tinha de decidir se ia continuar no chão ou engatinhar, me reerguer, me levantar. Eu decidi mudar minha vida, ir para cima do problema e enfrentá-lo, sem fugir. "Vou reagir, vou me mexer!", pensei. O Free Free mudou minha vida, me deu uma força que eu não imaginava e, a partir daí, pude sonhar e acreditar em mim de novo, pude saber que é possível. Você me deu coragem e é responsável pela minha vitória", conta Thelma.

Izabelle Marques também conta como foi transformador encontrar o movimento: "Certa vez, li a seguinte frase: "Diversidade é chamar para a festa, e inclusão é chamar para dançar!" Desde o dia em que meu celular tocou e ouvi uma fada do outro lado chamada Yasmine, eu tenho dançado a música da minha vida, a música que eu decidi dançar, cantarolar e escrever. Tenho uma má formação na medula desde que nasci, então sempre fui paraplégica, e sempre fui eu, a Belle. Mas foi daquele telefonema em diante que consegui significar externamente quem eu era e o que sentia internamente, e entendi o meu propósito: dar voz, esperança e ambição a todas as pessoas, dizer aos quatro ventos que, por mais difícil que seja, você decide a intensidade. Obrigada, Free Free, por me descobrir, sempre serei seu par!"

A artesã Wendy Barros, que faz parte do projeto Cooperativa das Artes também teve sua vida mudada após conhecer o Free Free. "O mercado é muito injusto com o artesão, não somos valorizados. Com o Free Free, conseguimos um preço justo, o que mostrou que não deveríamos desistir. Desde que vimos o primeiro vídeo da campanha, pensamos 'olha, fazemos parte desse projeto. Foi aí que sentimos que teria um impacto positivo", declara ela.

Lançamento -— Somos Free Free — Diante de todo o cenário de transformação, a Riachuelo e o Free Free se inspiram em recomeços e lançam no dia 15 de julho (quarta-feira), uma nova collab que traduz nas peças quatro sentimentos que são agentes poderosos: amor, coragem, criatividade e intuição.

A coleção tem venda exclusiva no site da Riachuelo ´[http://www.riachuelo.com.br] e ao comprar, os clientes se tornam apoiadores e multiplicadores das iniciativas da varejista com o movimento, investindo em diversos projetos e impactando cada vez mais pessoas.

Parceria em números: 1 ano de projeto | 3 coleções lançadas | 10 comunidades brasileiras de artesãs independentes participam do projeto | 5 mil mulheres atendidas diretamente | 12 mil peças doadas para serem ressignificadas | 1 tonelada de tecidos que serão transformados em máscaras de proteção | 100 mil pessoas impactadas indiretamente.

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