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21/07/2020 - 07:12

Allison equipa 49 caminhões de lixo Mercedes-Benz


Que foram adquiridos pela Prefeitura de Goiânia. Transmissões automáticas Allison estão presentes nos novos caminhões de lixo Mercedes-Benz Atego 1729 que foram adquiridos pela Prefeitura de Goiânia.

Pela primeira vez a Comurg passa a utilizar os caminhões Mercedes-Benz Atego 1729 com transmissões totalmente automáticas Allison para a coleta de resíduos na capital do estado. A Comurg é uma empresa de economia mista, com capital majoritário da Prefeitura de Goiânia.

— Há dois anos venho fazendo pesquisas com outras empresas que estavam operando caminhões automáticos para a coleta de lixo no Brasil — explica Luiz Carlos Cascão, da Diretoria de Transportes da Comurg. — Como resultado, acabamos escolhendo caminhões automáticos para esse tipo de aplicação, que já estão se tornando uma tendência entre as empresas de coleta de resíduos em todo o País. Esta será a primeira vez que teremos esse tipo de transmissão nos nossos caminhões —.

A compra de caminhões automatizados seria uma das opções de Cascão, mas como sua base de custos de manutenção apontava uma despesa significativamente alta para a substituição do sistema de embreagem dos caminhões percebeu que não tinha escolha. — Na nossa frota atual, o sistema de embreagem representa nosso maior gasto — afirma Cascão. — Os caminhões com câmbio manual precisam trocar a embreagem entre cinco mil e oito mil quilômetros rodados, já que o serviço de coleta de lixo é extremamente desgastante para os veículos—.

Os novos caminhões, que foram vendidos pela Tecar Diesel, concessionária Mercedes-Benz para a região, ainda estão em processo de encarroçamento e personalização. Eles devem entrar em operação no decorrer do mês de julho.

— Apesar de ainda não termos os caminhões em atividade, em uma primeira impressão com o Atego 1729 nós ficamos muito satisfeitos. Além disso, o pessoal da DCCO — representante Allison em Goiânia — esteve aqui com a gente nos dando suporte técnico e esclarecendo as nossas dúvidas, acho que teremos uma boa experiência com as transmissões automáticas — conclui Cascão.

A Série 3000™ da Allison Transmission foi concebida para equipar veículos comerciais médios. Projetada para operar com a máxima eficiência em uma ampla variedade de aplicações — betoneiras, bombeiros, distribuição, basculantes, transporte de valores, entre outros — esta série está disponível com relações de marchas curtas ou longas e pode contar com até sete velocidades. A Tomada de Força (PTO - power take off), que é acionada pelo motor, assim como o retardador de saída integral estão disponíveis como opcionais. O retardador proporciona maior frenagem ao veículo e reduz o desgaste do freio. Sua operação é gerenciada pelos controles eletrônicos avançados da 5ª geração da Allison, que também têm recursos de prognóstico.

— A escolha das Allison automáticas para determinados tipos de serviço pesado, como o de coleta de resíduos públicos, se consolida cada vez mais no Brasil. A preferência demonstrada por frotistas particulares e empresas públicas, como a Comurg, só reforça a qualidade do nosso produto. As análises dos administradores de frotas são baseadas, principalmente, na eficiência dos custos de manutenção e na produtividade dos seus veículos, e nesse quesito nossas transmissões são imbatíveis — diz Evaldo Oliveira, diretor de operações da Allison Transmission para a América do Sul.

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