Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2020 - 07:52

Investimentos em energia eólica crescem 50% apesar da crise, segundo TTR


Fundos de Private Equity aumentam seus investimentos no setor de energia em 50%. Fundos de Venture Capital aumentam seus investimentos em energia em 100%. Energia eólica se mantém atrativa, investimentos aumentam em 100%.

O mercado transacional brasileiro do setor energético registrou até o momento 51 operações por um valor total de BRL 7,56bilhõs, segundo dados do TTR- Transactional Track Record. Isto representa uma diminuição de 85% do valor movimentado e uma redução de 16% no número de transações, em relação ao mesmo período de 2019.

Por sua vez, no mês de julho se registraram oito transações de fusões e aquisições do setor energético entre anunciadas e concluídas, por um valor total de BRL 1,02bilhões. O número de transações deste setor se manteve em crescimento desde o início do ano, tendo registrado a máxima em maio com 12 transações e a mínima em junho, com duas. Em relação a valor movimentado, o auge foi no mês de março, com BRL 3,14bilhões movimentados. Este valor foi alavancado pela transferência do controle acionário da empresa Amazonas Geração e Transmissão de Energia por parte da Eletrobras para a Eletrobras Eletronorte, o valor da transação foi de BRL 3,13bilhões.

O volume anual de transações de energia renovável apresenta uma desaceleração nos últimos três anos. Assim, em 2017 se registraram 34 operações deste tipo, em 2018 foram 31 e até o fim de 2019 foram 24.

Em relação às transações dos subsetores de energia renovável, vemos que no acumulado do ano 2020 comparado ao mesmo período de 2019, houve um aumento de 50% nas operações de energia eólica.

Âmbito Cross-Border — Em 2020, quatro empresas brasileiras que atuam no segmento de energia foram adquiridas por empresas norteamericanas. Em relação a fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros, foram três operações investindo em empresas brasileiras de energia até o momento.

Em relação à atuação brasileira no exterior, Estados Unidos e o Canadá foram os dois destino favoritos na hora de realizar investimentos do setor energético, com quatro transações cada em 2020.

Private Equity — Até o momento, o setor energético apresenta seis transações envolvendo fundos de Private Equity, incluindo a operação de aquisição de controle da ENC Energy Nordeste Participações por parte da ENC Energy Brasil, por um valor de BRL 24m. O número de transações aumentou em 50% na comparação anual.

Venture Capital — Já os fundos de Venture Capital no setor energético tiveram um fluxo de quatro transações até o momento, o que representa um aumento de 100% na comparação anual. Das transações com valor divulgado, a maior delas foi o aporte de BRL 3,2m recebido pela Clarke Energia em rodada de investimento liderada pelo fundo Canary, com a participação de outros investidores.

Maior transação do período — A maior transação do período do segmento de energia foi a transferência do controle acionário da empresa Amazonas Geração e Transmissão de Energia por parte da Eletrobras para a Eletrobras Eletronorte, o valor da transação foi de BRL 3,13bi.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira