Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2020 - 08:05

A importância do microbioma para a produtividade


E sustentabilidade da agricultura.

A produtividade e a qualidade de um cultivo dependem das variáveis que fazem parte dos pilares físico, químico e biológico. Dentro do pilar biológico, a questão do microbioma, conjunto de microrganismos que hospedam e interagem em determinado sistema, promovendo serviços ecossistêmicos como a nutrição, a reestruturação física no solo e a supressão de doenças, tornou-se destaque na atividade agrícola. —Com os avanços das tecnologias, a agricultura passou a ser vista como um sistema aberto para as inovações. O setor biológico, por exemplo, vem mostrando todo seu potencial, tornando a agricultura mais eficiente e sustentável — afirma Dr. Fernando Andreote, professor da ESALQ/USP.

Dr. Fernando Andreote, professor da ESALQ/USP

Hoje, a atividade contempla ferramentas e métodos que evoluíram, dando a chance de visualizar e entender melhor como os componentes biológicos reagem a processos e a manejos. Segundo Andreote, há 20 anos, os produtores rurais tinham acesso a poucos indicadores de qualidade de solo. Mas, atualmente, contam com análises poderosas, baseadas em sequenciamento de DNA, para reconstruir um sistema biológico de uma área para cultivo. — A partir disso, começamos a entender que conceitos teóricos e a organização de grupos biológicos fazem todo sentido na prática, surgindo assim, a ideia de gerar ferramentas que sejam parte do manejo ou direcionadas à tecnologia — explica Andreote.

É o caso do Microgeo®, um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A biotecnologia é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo. — Nesta última onda tecnológica da agricultura, muito tem se falado sobre o microbioma. Se os microrganismos do solo, de fato, oferecem à planta uma diversidade de serviços, como nutrição, promoção do crescimento e proteção contra doenças, podemos concluir que uma boa parte da solução está neles. Basta encontrarmos a melhor estratégia para manipulá-los e então termos a resposta na planta —analisa Dr. Rodrigo Mendes, chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.

Dr. Rodrigo Mendes, chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa

De acordo com Mendes, o cenário atual é marcado por um avanço muito rápido do entendimento e da exploração do microbioma, o qual manejado juntamente com a física e a química do solo, e combinado com materiais de alto rendimento, resulta no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos sistemas produtivos. No caso de solos supressivos, o especialista ainda explica que a planta é responsável por ampliar a abundância e ativar microrganismos específicos na rizosfera das plantas para protegê-las das infecções de fungos de solo.

O Dr. Solismar Venzke Filho, especialista em Microbiologia do Solo, afirma que ativar os microrganismos permite o restabelecimento do equilíbrio biológico e a ampliação do teto produtivo a partir da diminuição do estresse nas plantas. — Quando possuímos uma base biológica ativa no solo, temos, consequentemente, todos os fatores operando momentaneamente, de uma maneira sincronizada. Esta sincronia, no fim, irá resultar em um solo e uma planta saudável e bem mais equilibrada— finaliza Filho.

Dr. Solismar Venzke Filho, especialista em Microbiologia do Solo

Desafio Microbioma Brasil — Fernando Andreote, Rodrigo Mendes e Solismar Filho irão compor a renomada banca de pesquisadores do Desafio Microbioma Brasil – um programa, inspirado no “Plant Microbiome Symposium”, que visa, através de trabalhos de pesquisas de campo, obter os melhores resultados com o uso do Adubo Biológico produzido com Microgeo®. — O desafio busca a comprovação das inovações práticas de manejo que demonstrem os benefícios da Adubação Biológica para suprir as necessidades de produção, a sustentabilidade no manejo e a qualidade de vida no planeta —destaca Paulo D´Andréa, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo.

Paulo D´Andréa, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo

Voltado às Instituições de Pesquisa e Consultores do ramo do Agronegócio, o programa contém duas etapas: regional e nacional. Além disso, os ganhadores regionais e o finalista receberão premiações da companhia. | www.microgeo.com.br/desafio/#desafio.

Microgeo — Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira, do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia Microgeo® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®).

A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O produto pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, em qualquer temperatura, luminosidade ou mesmo umidade, em conjunto com defensivos químicos ou biológicos, fertilizantes, insumos foliares, vinhaça, dentre outros. | www.microgeo.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira