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29/07/2020 - 06:58

Dasa lança Lumiax


Empresa que cria soluções para apoiar a transformação de clínicas em healthtechs.

A líder na América Latina e referência em diagnóstico por imagem desenvolveu a empresa focada no mercado B2B que usa a expertise da Dasa para desenvolver o negócio dos parceiros.

Impulsionar o salto tecnológico para transformar o padrão de excelência em exames de imagens em clínicas e hospitais. Nasce assim a Lumiax, nova empresa da Dasa, líder em medicina diagnóstica na América Latina e quinta maior do setor no mundo, que tem foco no segmento B2B. O objetivo é compartilhar a expertise e o investimento em inovação da companhia, que já ultrapassa R$ 3 bilhões nos últimos 3 anos, tornando-se assim um parceiro estratégico para gerar mais eficiência, oportunidades de negócios, melhorar processos e reduzir desperdícios com soluções customizadas à rotina radiológica de cada parceiro. A implantação contempla quatro áreas e pode ser modulável: Modelo de Eficiência Operacional, Engenharia Clínica, Assessoria Médica e Biomédica e Processo de Laudos.

— Entendemos que a nossa liderança sempre nos move a inovar e compartilhar com o mercado. Atualmente já temos uma das marcas que integram a Dasa, o Alvaro Apoio, como parceiro de análises clínicas e patologia de 4 mil laboratórios em todo o País. Agora a Lumiax faz essa conexão da nossa relevância em medicina, inteligência e o conhecimento de nosso corpo clínico junto a novos parceiros com foco em exames de imagens. Isso fortalece nosso intuito de contribuir com um setor mais sólido e sustentável — explica Leonardo Vedolin, vice-presidente da área médica da Dasa. A Lumiax une os interesses de todos os envolvidos: os pacientes podem fazer melhores escolhas baseadas em qualidade, as operadoras investem em redes assistenciais mais efetivas, com menos repetição de exames, por exemplo e os prestadores de serviço aperfeiçoam seus processos com base em desempenho.

A Dasa investiu R$ 2 milhões na criação da Lumiax e já conta com dez parceiros, entre clínicas e hospitais. — Os serviços de saúde nos procuram por conta do rigor técnico e científico que envolve nossas soluções. O diagnóstico por imagens é um serviço essencial, crucial para a saúde e para a transformação de vidas e tratamentos das pessoas. Ser nosso parceiro é dar um passo rumo à alta eficiência e longevidade, em um mercado em transformação — aponta Vedolin. Ele complementa que o investimento dos clientes (clínicas de exames de imagens e hospitais) não é de pagamento por serviço, mas sim por performance. — Nosso negócio se baseia em pagamento em modelo de value based, ou seja, não ganhamos por procedimento, mas por eficiência. Nossa atuação é comprometida com redução de desperdícios, como a repetição de exames e diminuição de custos para que todos ganhem — exemplifica.

As linhas de atuação modulares: Modelo de Eficiência Operacional — A revisão da eficiência operacional é parte fundamental para garantir a redução de desperdícios e rever lacunas ou falhas do negócio. É baseada em quatro pilares: processos – com padronização e controle operacional que define quais são as etapas; pessoas — definição dos atores que atuam nos processos; ritos — investigação da comunicação na unidade e indicadores.

— Implantamos um painel com gestão a vista, de fácil entendimento a todos do time. Se o paciente chegou à unidade sem um documento obrigatório e, por isso não realizou o exame, haverá uma sinalização vermelha e não verde naquela agenda perdida, o que permite identificar e corrigir uma falha de processo — demonstra Vedolin. Ele reforça os resultados significativos e com impactos importantes para o parceiro da redução do tempo de espera dos pacientes na unidade e, consequentemente mais satisfação nesta jornada, além de incremento da receita.

Engenharia Clínica — Os equipamentos de exames por imagens são, em geral, recursos que exigem alto investimento e que precisam de acompanhamento em tempo real de indicadores e estado de funcionamento. Para isso a Dasa estende sua estrutura de Engenharia Clínica aos parceiros, possibilitando atendimentos em manutenção preventiva, corretiva e calibração de equipamentos e até assessoria para expansão de serviços. — Um equipamento parado por um período é como um assento de avião vazio em um voo, uma receita perdida que tem um custo, mas jamais será recuperada. É estratégico para o parceiro que tanto ele quanto a Dasa tenham visibilidade do funcionamento de uma ressonância magnética, possibilitando atendimento mais rápido possível — exemplifica Roberto Cury, diretor médico da Dasa. A Dasa terá dois níveis de chamados, usando teleorientação para questões simples e manutenção preventiva e corretiva mensal dos equipamentos com contrato para atendimento remoto ou presencial.

Assessoria Médica e Biomédica — Desde 2016 a Dasa oferece o NAM - Núcleo de Assessoria Médica composto por quase 100 especialistas em patologia clínica e diagnóstico por imagem, distribuídos em diferentes Estados brasileiros, garantindo um time diverso e multiespecializado para interagir com os médicos dos pacientes. — Criamos o NAM para apoiar, com metodologia e uma plataforma de atendimento, o corpo clínico da Dasa e também médicos externos, em hospitais ou consultórios, antes de um exame, discutindo qual é o mais adequado e pós-exame, com debate sobre laudos e discussão terapêutica — exemplifica Cury. Tecnólogos e biomédicos de clínicas e hospitais parceiros também tem acesso ao NAM, possibilitando ainda uma análise para padronização e revisão de protocolos de equipamentos e treinamento do time do parceiro.

O NAM realiza controle de qualidade por peer learning, processo de telerradiologia para revisão de exames realizados que conta com segunda opinião. Isso proporciona mudanças com relação a questões sistêmicas e oportunidades de educação continuada. Viabiliza, ainda, acompanhar os índices de reconvocação de pacientes para exames, a qualidade das imagens dos exames realizados e permite gerar planos de ação, conteúdo educacional e científico por meio das descobertas.

Processo de Laudos — O DasAInova, centro de inovação da Dasa, desenvolve projetos de algoritmos que possibilita inteligência na entrega do resultado de um exame pela urgência, não pela ordem de realização. Apenas em 2019, a Dasa instalou mais de dez projetos de AI para agilizar e incrementar a qualidade de diagnóstico de exames de imagens. Um exemplo é o algoritmo que avalia tomografias cerebrais à procura de pacientes com sinais de sangramento (hemorragia cerebral), um tipo de acidente vascular cerebral (AVC). —Aprendemos em casa e estamos prontos para compartilhar com o mercado, garantindo acesso a exames de qualidade e reduzindo custo dos nossos parceiros — pontua Vedolin. Ele explica que por meio de telerradiologia, um grupo de médicos com diferentes especialidades da Dasa faz o processo de laudo dos exames de imagens.

Já para a Covid, a Dasa implantou algoritmo que analisou três mil imagens de tomografia de tórax normais e com Covid, além de informações clínicas de pacientes de instituições privadas e universidades públicas, para estratificar risco da doença.

— A empresa precisa ter um servidor e alimentar a plataforma. Recebemos os exames pela nuvem e garantimos eficiência priorizando laudos de acordo com a urgência do caso. Tudo em uma central de laudos exclusiva para a Lumiax. Fazemos tudo respeitando a urgência dos achados, como laudos de AVC em até 30 minutos, o que muitas vezes é decisivo para salvar o paciente — demonstra Cury.

O foco da Lumiax será estabelecer parcerias com clínicas e hospitais em todo o País, para acelerar ou possibilitar a transformação digital dos parceiros.

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