Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2008 - 16:22

Entregue o primeiro Gripen à África do Sul


No dia 30 de abril, a Força Aérea da África do Sul recebeu e aceitou sua primeira aeronave de combate Gripen, abrindo um novo capítulo na história da modernização e transformação de suas forças

Gripen SA01 voa, passando pelo Union Buildings, em Pretoria, África do Sul.

Como parte de seu processo de Compra de Material de Defesa Estratégica, em 1999, a África do Sul encomendou 26 caças Gripen modernos que deverão atuar na linha de frente de sua defesa aérea. Os novos caças com capacidade múltipla vão substituir a frota de aeronaves Cheetah da SAAF. Serão entregues à África do Sul 26 caças Gripen de última geração – 9 bipostos e 17 monopostos.

A entrega do primeiro Gripen culmina um extenso programa de testes de vôo, com duração de dois anos na África do Sul, visando a integração de componentes aviônicos, assim como de sistemas de defesa e combate produzidos localmente. O trabalho inicial foi realizado na Suécia, antes de sua migração para o Centro de Testes de Vôo Gripen, estabelecido no Centro de Desenvolvimento de Vôos de Testes da SAAF, localizado próximo a Bredasdorp, na região ao sul do Cabo.

“A entrega do primeiro Gripen estabelece um importante marco em um programa marcado por desafios e satisfações. A África do Sul foi o nosso primeiro cliente de exportação do Gripen. Este reconhecimento da capacidade da aeronave e a confiança depositada na Saab inspiraram outros novos clientes do Gripen, entre eles: a República Tcheca, a Hungria, a Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS) e, mais recentemente, a Tailândia. Atualmente, mantemos discussões com vários outros países e todos observam atentamente o desempenho da aeronave e da Saab na África do Sul”, explicou o Presidente e CEO da Saab, Åke Svensson.

O primeiro caça Gripen da África do Sul (SA01) voou pela primeira vez em novembro de 2005, em Linköping, na Suécia. Foi transferido para a África do Sul em julho de 2006 e submetido a um programa de teste de vôo específico do país, concluído em janeiro de 2008. As entregas das aeronaves à África do Sul continuarão progressivamente até 2012.

De acordo com Mike O'Callaghan, principal executivo da BAE Systems na África do Sul: "Além de modernizar a Força Aérea SA, o contrato de compra de aeronaves Gripen e Hawk resultou em um programa de Participação Industrial (contrapartida) que mudou as regras do jogo no país. O programa vem atuando como um catalisador do processo de rejuvenescimento dos setores aeroespacial e de defesa do país, colocando-o firmemente na arena global".

Juntas, a BAE Systems e sua parceira SAAB cumprem uma obrigação contratual de viabilizar para a África do Sul benefícios provenientes de um programa de Participação Industrial, no valor de US$ 8,7 bilhões, resultantes de investimentos e outros incentivos no setor de mineração e manufatura do país. Atualmente, as empresas já estão adiantadas em relação ao cronograma estabelecido e continuam com o compromisso de cumprir na íntegra, esta obrigação no prazo estipulado.

O Líder da Equipe Armscor, Trevor Raman (à direita), assina o Certificado de Aceitação do SA01, na presença do Diretor do Programa da Saab, Jerker Ahlqvist, e de Bongani Ndlovu da Armscor.

Perfil - A Saab atende ao mercado mundial com produtos, serviços e soluções de classe mundial, abrangendo defesa militar até segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias que atendam às variáveis necessidades de seus clientes.

O Gripen é o primeiro caça multimissão de última geração a entrar em serviço. Incorporando a mais moderna tecnologia, esta aeronave de combate é capaz de executar uma ampla gama de missões operacionais ar-ar e ar-terra, empregando avançados armamentos. O projeto do caça Gripen prevê o enfrentamento tanto de ameaças atuais como futuras, além de atender às mais rigorosas exigências de segurança de vôo, confiabilidade, eficiência de treinamento e baixo custo operacional. Os caças Gripen já estão em serviço nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca e Hungria. As Forças Aéreas da África do Sul e da Tailândia também encomendaram aeronaves. A Escola Imperial de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS) também opera caças Gripen, usando-os como sua avançada plataforma de treinamento de jatos velozes para pilotos vindos de todas as partes do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira