Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2020 - 10:17

Novas tecnologias de transferência de embriões potencializam melhoramento genético


O nascimento dos primeiros animais resultantes dos embriões ABS NEO Premium estão possibilitando novas realidades para os produtores brasileiros; em Minas Gerais, um criador de gado Holandês comemorou o nascimento de uma bezerra top 0,1% da raça.

O ABS NEO Premium representa o próximo passo da evolução da tecnologia de transferência de embriões. Fazendo o melhor uso da genética do grupo NEO de doadoras, a ABS desenvolveu um produto que oferece ao cliente o melhoramento genético a uma velocidade nunca antes vista. Com os primeiros nascimentos das bezerras ABS NEO Premium, os produtores começam a colher os excelentes resultados.

A Fazenda Vale do Leite, em Lagoa Formosa (MG), é um dos primeiros exemplos. A propriedade, que abriga 400 animais Holandês das variedades preto e branco (HPB) e vermelho e branco (HVB), já usava a tecnologia de embriões da ABS desde 2015. No ano passado, o proprietário, Antônio Celso Americano, decidiu investir no recém-lançado ABS NEO Premium.

"Trabalhamos com o objetivo de multiplicar os nossos melhores animais em um volume maior, e apenas a FIV pode proporcionar esse resultado", comenta Antônio.

Nos últimos cinco anos, o progresso já foi muito expressivo. Hoje, a propriedade responde pela produção de 5 mil litros de leite, com capacidade de alcançar 5.300, graças às 160 vacas em lactação do rebanho. Cada animal produz em torno de 31,5 a 33,5 litros de leite, diariamente.

"Em janeiro de 2019, a produção total era calculada em 2300 litros. Só a genética pode explicar um pulo tão grande", considera o gerente da fazenda, Matheus Henrique.

Mas, com o ABS NEO Premium, os padrões de qualidade acabam de ser renovados. Em abril, a propriedade viu o nascimento da sua primeira bezerra com genética ABS NEO Premium - a segunda bezerra em todo o Brasil.

Com genética do touro Kenobi e da vaca 22793, ela já foi avaliada, ao nascer, como uma das bezerras top 0,1% da raça em nível nacional. Um resultado, no mínimo, impressionante.

— A nossa meta produtiva é chegar aos 40 litros de leite por vaca, por dia, somando 200 vacas em lactação. Para nós, o ABS NEO Premium representa a velocidade de avanço nas gerações do nosso rebanho. Com os embriões frescos e DT, as nossas taxas de concepção sempre ficam acima de 55%, chegando a 70% em alguns casos. A taxa de prenhez média da fazenda supera os 22% — compartilha Antônio Celso.

O representante da ABS em Patos de Minas (MG), Rodrigo Sebastião da Silva, responde pelo atendimento da Fazenda Vale do Leite. Ele enfatiza que a propriedade é 100% ABS desde 2011.

— Além do Kenobi, a equipe já apostou na genética dos touros Celtic, Crimson, Billy, Acura, Diversity, Bundle, Honda, Knox, Spectre e Newman. Com os embriões, o ganho genético é maior que nunca, e possibilita a obtenção de animais mais produtivos e lucrativos em apenas uma geração — conta Rodrigo.

O progresso genético acelerado irá permitir cumprir novos objetivos para a propriedade. "Pretendemos vender genética para o mercado brasileiro no futuro, e acreditamos que o ABS NEO Premium é uma ferramenta que vai viabilizar essa realidade", revela o proprietário.

Já o gerente Matheus acrescenta o que significa o nascimento de uma bezerra top 0,1% da raça na fazenda. — Com estes animais, poderemos construir um núcleo de doadoras superiores geneticamente aos animais que existem hoje dentro da propriedade, possibilitando nos igualar aos melhores criatórios do mundo — explica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira