Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2008 - 08:58

São João de Arcoverde 2008

Arcoverde relembra força do xaxado e do baião.

Esse São João relembra a passagem pela cidade do cangaceiro Lampião e do rei do baião, Luiz Gonzaga, e promete 11 dias de muita festa.

A cidade de Arcoverde já está com tudo pronto para a festa do segundo maior pólo junino de Pernambuco. O evento, que acontece de 19 a 29 de junho, promete encher a cidade de cores, bandeiras, sorrisos e tudo isso cercado pelo melhor do forró, xaxado e baião. Os 11 dias de intenso arrasta-pé são uma realização da Prefeitura Municipal de Arcoverde, com apoio da Publikimagem Comunicação & Empreendimentos Culturais, OEM Comunicação, Unimed Pernambuco Central, Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa), Secretaria de Turismo de Pernambuco, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fundarpe, Petrobras e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

Com uma proposta diferenciada da massificação encontrada em outras cidades durante o mês de junho, o São João de Arcoverde anda de mãos dadas com o regionalismo tradicional. A festividade encontrada nesse município vai buscar nas raízes de sua formação a essência para estreitar os laços de visitantes e moradores à região. Contextualizando a história e os personagens que transformaram Pernambuco em uma referência nacional quando se fala em forró, o São João de Arcoverde se transforma em um caloroso receptivo para quem chega por lá.

Como vem acontecendo nos últimos anos, em 2008 também foi escolhido um tema para, durante o período junino, imergir a região na cultura e folclore locais. O mote escolhido para esta festividade, “De Lampião a Gonzagão – Um Auto de São João”, vai explorar as sagas do maior cangaceiro do Brasil, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, e do mestre do baião, Luiz “Lua” Gonzaga.

Com a coordenação do produtor cultural pernambucano Marcelo Bonfim, o auto junino unirá os reis do Sertão à história do município, relembrando a influência dessas figuras emblemáticas na formação da cidade, desde a Vila Olho D’água até ser reconhecida como Arcoverde. O espetáculo de rua será encenado em dois atos, retratando a dura realidade do sertanejo.

Os nove pólos de animação programados para o São João irão transformar Arcoverde em um grande teatro de rua, ambientado para representar a cronologia dos acontecimentos desde o final do século XIX. Um milharal natural está crescendo no entorno da Praça Winston Siqueira e vai complementar o cenário da vila cenográfica onde atuarão os grupos de artes cênicas de Arcoverde, como as trupes TV Matuta e Boi Maluvido.

Pólos – É tempo de festa e a programação também foi pensada com muito carinho para animar o salão. Ao todo serão dez pólos, funcionando durante os 11 dias de festa para que todos possam escolher o ritmo e a diversão mais atraentes.

O Pólo Central, localizado na Praça da Bandeira, se caracteriza pelas grandes atrações, abrangendo uma gama de ritmos, entre eles o forró –estilizado ou pé-de-serra, o brega e a música cubana. Apresentam-se neste palco nomes reconhecidos nacionalmente, como Elba e Zé Ramalho, Fagner, Cordel do Fogo Encantado e Aviões do Forró; assim como os melhores forrozeiros da região: João Silva & Trio Juriti, Maciel Melo, Tonino Arcoverde, Geraldinho Lins e Mazinho de Arcoverde.

Na Praça Winston Siqueira será montada a vila cenográfica, representando o Pólo Vila Olho D’Água, um espaço lúdico fazendo alusão ao passado. Cercadas pelo milharal natural – que estará em pleno vigor no mês de junho - a igrejinha e as casas de barro formam um conjunto bucólico onde poderão ser vistos performistas, grupos de perna-de-pau, poetas populares e dançarinos. A Praça Winston Siqueira também abrigará o Pólo de Arte & Cultura, um palhoção com 350 m preparado para receber diversos grupos culturais, especialmente o Samba de Coco Raízes de Arcoverde e o Reisado Encantado de Caraíbas.

Para aqueles que gostam, particularmente, do forró tradicional, cuja melodia é composta pelos ritmos da zabumba, triângulo, sanfona e vocal, o Pólo Forró Pé-de-Serra é a melhor pedida. O espaço, onde tocam exclusivamente os grupos e bandas que levam o xote como linha de frente, fica no Largo do Centro Comercial Regional de Arcoverde (CECORA). No largo também acontecem as brincadeiras do Pólo de Diversão, com direito a barraca de jogos e roda gigante.

Já o Alto do Cruzeiro, berço do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, passa a se chamar durante o período junino de Pólo Alternativo do Alto do Cruzeiro. Neste ponto emblemático para a cultura da cidade a programação se estende das 15h às 20h, com apresentações de grupos culturais, gastronomia típica e artesanato.

A Bodega da Poesia abre as portas para o Pólo Alternativo do São Cristóvão, onde poderão ser vistas, com privilégio, a criatividade e improvisação dos poetas populares, entre performances de emboladores, violeiros e cantadores.

O São João de Arcoverde, sendo um evento para lá de democrático, também cedeu espaços de expressão e divulgação para dois segmentos normalmente deixados de lado durante o período junino. No Largo do Colégio Carlos Rios o Pólo Forrock convida os amantes de distorções de guitarras a ouvir o som pesado das bandas locais e também de convidados do Recife, como é o caso de Devotos. No extremo oposto de ideais, o Pólo ForroGospel, como o próprio nome revela, trará opções de música com conteúdo religioso. A programação está sendo organizada pelos evangélicos arcoverdenses, e terá início sempre às 20h.

E para saciar o desejo de saborear as comidas típicas de Pernambuco, antes, durante ou depois das apresentações, o Pólo Gastronômico é fácil de achar. Toldos padronizados serão disponibilizados na Praça do Senadinho, onde o visitante vai encontrar o melhor da cozinha de Arcoverde e do estado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira